1. Introdução

Eu gostaria de começar definindo o termo colheita de água de chuva. Nós o entendemos e usamos como um termo geral para a maioria dos tipos de captação de água de chuva (com exceção de colheita de inundações), seja para uso na agricultura ou domestico em áreas rurais. Hoje em dia a colheita de água de chuva também é usada em áreas urbanas (Gould). Água de chuva pode ser coletada de telhados, pátios, do chão e das ruas. No presente trabalho vou apresentar alguns aspectos da colheita de água de chuva em áreas rurais. Os termos e conceitos colheita de água de chuva e captação de água de chuva são usados sem distinção.

No seu pronunciamento de abertura na 9ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Captação de Água de Chuva, realizado no Brasil em Julho de 1999, o Dr. A. Appan disse:

"As tecnologias de sistemas de captação de água de chuva são tão antigas quanto as montanhas. O senso comum diz - como em todos os projetos de abastecimento de água - armazene a água (em tanques / reservatórios) durante a estação chuvosa para que ela possa ser usada quando mais se precisa dela, que é durante o verão. Em outras palavras: "Guarde-a para o dia da seca!" As tecnologias, os métodos de construção, uso e manutenção estão todos disponíveis. Além disso, o mais importante é que ainda existem muitos modelos financeiros que vêm ao encontro das necessidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento. O que mais precisamos é de uma aceitação geral dessas tecnologias e vontade política de pôr em prática estes sistemas."

Neste trabalho, seguiremos os principais pontos da constatação do Dr. Appan.



página principal