3. Por que os sistemas de colheita de água de chuva caíram fora de uso no mundo?

Na península de Yucatan, o desaparecimento do uso de colheita de água de chuva aconteceu em parte pelas lutas entre os diversos povos indígenas, mas principalmente pela invasão espanhola no século XVI. Os colonizadores espanhóis introduziram um outro sistema de agricultura, vários novos animais domésticos, plantas e métodos de construção europeus. Estes não eram adaptados à realidade cultural e ambiental de Yucatan.

Na Índia, razões semelhantes causaram o desaparecimento da colheita de água de chuva. O sistema colonial britânico só se interessava por tributos, forçando portanto as pessoas a abandonarem o sistema de colheita de água comunitário dos vilarejos e causando assim o colapso de um sistema centenário.

O progresso técnico do século XIX e XX ocorreu principalmente nos assim chamados países desenvolvidos, em zonas climáticas moderadas e mais úmidas, sem necessidade de captação de água de chuva. Como conseqüência da colonização, praticas de agricultura de zonas climáticas moderadas foram implantadas em zonas climáticas mais secas. Além disso houve uma ênfase na construção de grandes barragens, no desenvolvimento do aproveitamento de águas subterrâneas, e em projetos de irrigação encanada com altos índices de uso de energia fóssil e elétrica; estas são algumas razões porque as tecnologias de colheita de água de chuva foram postas de lado ou completamente esquecidas.



página principal