IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Jovens

22.09.2015

Envie por e-mail

Estudantes da República do Irpaa recebem familiares e organizações sociais em encontro

Nos dias 12 e 13 de setembro, as/os estudantes da República do Irpaa receberam no Centro de Formação D. José Rodrigues familiares e entidades que indicaram as/os jovens que residem na República. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, com objetivo de proporcionar uma aproximação entre o Irpaa e as entidades, a fim de discutir sobre os desafios, perspectivas, possibilidades de continuação da República.

O encontro, organizado pelos/as estudantes e pelo Irpaa, contou com uma programação extensa. No primeiro momento, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek fez uma breve apresentação do histórico da instituição, e o surgimento do paradigma da Convivência com o Semiárido, em seguida enfatizou o porquê e o surgimento da República.

O Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, relatou como se deu o início da República, enfatizando que a maioria das/dos jovens que participaram da formação nesse espaço, hoje estão contribuindo em diversas partes do Semiárido, trabalhando pela convivência com o clima, além de serem agentes transformadores na sociedade como um todo.

Júlio Cesar e Mayara Cunha, integrantes da República, explicaram como está a República hoje, falando sobre as atividades diárias, os estudos, a convivência e as conquistas e desafios. Houve também um momento de lembrança da memória de uma das coordenadoras da turma, a Irmã Marineide, que faleceu em 2014.

No segundo momento, José Moacir, colaborador do Irpaa, instigou questões acerca do que é juventude, para em seguida realizar trabalho em grupo e uma discussão sobre qual a expectativa da comunidade quanto ao retorno dos/das estudantes.

Houve na noite de sábado, a “noite cultural”, com cirandas, apresentação do toré e músicas tocadas pelos estudantes finalizando o momento com muito forró. No segundo dia foi discutido o futuro da República, através da dinâmica de grupos, que, dessa vez tiveram de responder quais as melhores formas de contribuir para a continuidade desse projeto de formação de jovens oriundos do campo.

O encerramento ocorreu com um almoço, com muita emoção na despedida dos familiares, já que as/os estudantes só retornarão as suas casas no final do ano.

Texto: Júlio Cesar, Lealda Maria, Letícia, Luiz Henrique
Fotos: Maria orfbeorf

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Estudantes da República do Irpaa recebem familiares e organizações sociais em encontro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005