IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Jovens

28.09.2015

Envie por e-mail

Centro de formação recebe turma de Meio Ambiente do CETEP-SF

Ocorreu no dia 27 de setembro no Centro de Formação Dom José Rodrigues, um dia de formação com a turma do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco – CETEP-SF. O encontro reuniu as/os estudantes de Meio Ambiente, as/os residentes da Republica do IRPAA, que cursam agropecuária, contando também com a presença da professora Cinara Cristina.

O encontro teve como objetivo proporcionar uma formação complementar fora do ambiente escolar, possibilitando uma troca de conhecimento sobre assuntos pertinentes no momento, como a crise hídrica e o saneamento básico, além de ter conhecimento a respeito de várias tecnologias e práticas para Convivência com o Semiárido.

Inicialmente houve a apresentação das/dos estudantes, ministrada por Marila Santos, que utilizou uma muda de umbuzeiro e explicou um pouco sobre a importância da Caatinga e do umbuzeiro para o povo semiariadense. Em seguida o umbuzeiro passou pelas mãos de todos/as, como um ato simbólico, pois essa muda foi plantada com a contribuição de todos/as, firmando um compromisso de cuidado para com a natureza.

Na sequência, Domingos Ramos, colaborador do IRPAA, facilitou as discussões sobre “crise hídrica: falta agua ou gestão?”, abordando algumas formas de desperdícios na zona urbana e rural, além de questionar sobre o uso exacerbado feito pelo agronegócio, que utiliza 72% da água. Logo após discorreu sobre os pontos que abrange o saneamento básico, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, que são: abastecimento de água potável, tratamento dos esgotos, drenagem das águas pluviais e destinação final adequada dos resíduos sólidos (lixo). Fomentou também a participação de todos no plano municipal de saneamento, defendendo que é de extrema importância a participação popular para construí-lo, finalizando a parte da manhã com um vídeo sobre o saneamento em Juazeiro – BA, feito pelo Movimento Popular de Cidadania.

No período da tarde aconteceu a trilha da Convivência com o Semiárido, onde as/os estudantes da República apresentaram diversas formas e tecnologias para se viver bem no Semiárido, dentre elas algumas formas de armazenar água da chuva, como a cisterna de 16 mil litros que é utilizada para o consumo humano, o barreiro trincheira e a cisterna calçadão, onde a água é usada para produção e para os animais.

Segundo Erinaldo Alves, estudante do curso de Meio Ambiente, “foi uma experiência muito boa, porque eu aprendi muitas técnicas baratas que podem ser usadas no nosso dia-a-dia, também o conhecimento sobre as plantas, as tecnologias de armazenamento de água, o cuidado com meio ambiente, isso são coisas que vou levar para minha vida profissional...”.

Texto e fotos: Ildemar Alcântara Ribeiro, e Júlio César Novais

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Centro de formação recebe turma de Meio Ambiente do CETEP-SF

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005