IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Jovens

26.02.2016

Envie por e-mail

RELATO: Seres humanos mais humanizados

Ocorreu entre os dias 3 e 13 de fevereiro de 2016 a formação anual das/dos estudantes da República do Irpaa situada no Centro de Formação D. José Rodrigues. Neste espaço são recebidos jovens de várias cidades nordestinas, que vem à Juazeiro em busca de um curso técnico e/ou universitário e aqui põe em prática o que aprendem na teoria sobre a Convivência com o Semiárido.

As capacitações vem com intuito de mostrar aos novos e antigos residentes da República a importância de conviver com o Semiárido e as mais diversas possibilidades para alcançar este objetivo. Elas foram ministradas por colaboradores do Irpaa, que usaram uma metodologia que promove um diálogo coletivo com os mais diversos temas e problemáticas.

Começamos sempre o dia com místicas realizadas pelos estudantes, geralmente trazendo a importância e os desafios de convivermos em grupo, ou ainda a cultura e as lembranças das comunidades dos/das participantes. Por acordarmos muito cedo para suprir demandas da roça antes do café da manhã, ficavámos um pouco sonolentos/as ao decorrer do dia, mas para manter todos e todas bem acordardos/as, contávamos com a equipe de animação, que não deixavam ninguém parado/a.

Créditos também para o pessoal da alimentação, que estava faz uma comida simplesmente divina. Todos/as fizemos refeições juntos/as, agradecendo de mãos dadas ao redor da mesa o alimento ali posto.

Após a alimentação, os grupos criados para auxiliar na parte da logística da formação se revezavam para lavar as panelas, mas independente disso cada pessoa lavava seu prato, copo e talheres, independente de gênero e hierarquia, trabalhando assim a questão da igualdade.

Aliás, igualdade de gênero é uma pauta diária na instituição. Todas as tarefas sejam elas em casa ou no campo são realizadas por homens e mulheres. Sem dúvida, mais um ponto positivo na construção de uma nova sociedade.

E para finalizar, tivemos uma noite cultural, unindo estudantes, colaboradores/as e estagiários/as do Irpaa. Foram dias bem ricos intelectualmente falando, com muitas informações e indagações. De fato amadurecemos muito durante treze dias e essas experiências serão de utilidade imensa na nossa construção como profissionais e principalmente como seres humanos mais humanizados .



Texto: Ana Paula Martins (Estudante de Comunicação Social da UNEB - moradora da República)
Foto: Maiara Carvalho (estagiária do Irpaa)

Revisão: Comunicação Irpaa

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

RELATO: Seres humanos mais humanizados

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005