IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Jovens

31.08.2016

Envie por e-mail

Estudantes do CETEP-SF visitam o Centro de Formação Dom José Rodrigues

Três turmas de estudantes do curso de agropecuária, agricultura e edificações do Centro Territorial Profissional do Sertão do São Francisco, CETEP – SF fizeram uma visita técnica ao Centro de formação D. José Rodrigues, na última quinta-feira, dia 25, com o intuito de conhecer melhor as tecnologias e metodologias de convivência com o Semiárido, defendida pelo IRPAA.

No início da visita, colaboradores do Irpaa, Moacir dos Santos e Aldenisse Souza, e estudantes da república apresentaram a instituição do Irpaa e a sua importância para a convivência com o Semiárido, falaram sobre a diferença entre a agricultura convencional e a agricultura familiar, assim como o real interesse do agronegócio em fins lucrativos. Logo após esse momento de socialização, os visitantes fizeram a trilha pela roça, com a apresentação das tecnologias existentes e suas finalidades. Os colaboradores do Irpaa, também relataram sobre o papel de liderança que a juventude deve exercer dentro e fora da escola diante da realidade que vivemos.

Segundo a estudante de Agropecuária, Adriana Maria, já tendo visitado a empresa Monsanto, e agora o IRPAA, ressaltou que passou a compreender melhor como funciona o sistema do agronegócio. ''A Monsanto é voltada somente para o comércio, com rapidez, sem se preocupar com os malefícios que causam na natureza, já aqui no Irpaa é totalmente diferente, tudo é respeitando os limites da natureza. Gostei muito de ter conhecido o IRPAA, confesso que não conhecia essas tecnologias antes, mas gostei, pois eles pensam no futuro”, afirmou.

Para o professor Arilson Pires, idealizador da visita, a ideia da visita ao Irpaa surgiu para que os alunos pudessem conhecer a alternativa de trabalhar a agropecuária voltada para a convivência com o Semiárido. ''O que me propositou a trazer eles até aqui, foi para que pudessem conhecer um possível lado de se trabalhar, que é a agricultura familiar e nada melhor que o Irpaa para mostrar a importância dessa alternativa, já que na sala de aula não há essa possibilidade’'.


Texto: Auriele dos Santos e José Orlando Sousa
Foto: Aldenisse Souza

 

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Estudantes do CETEP-SF visitam o Centro de Formação Dom José Rodrigues

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005