IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Jovens

14.03.2017

Envie por e-mail

Estudantes da República iniciam ciclo de formação em Comunicação

Na última sexta-feira, dia 10, foi realizada uma oficina de comunicação no Centro de Formação D. José Rodrigues, com a participação dos/das estudantes da República. O intuito é provocar reflexões em torno dos meios de comunicações tradicionais e da promoção de uma comunicação popular, democrática. O encontro foi o primeiro de um ciclo de seis que vão acontecer durante o ano com o tema comunicação, sob a coordenação da equipe de comunicação do Irpaa.

O espaço teve como facilitadora a comunicadora social e colaboradora do Irpaa, Karine Silva, que, dentre outras coisas, falou sobre o monopólio da mídia, as emissoras que estão geralmente ligadas a famílias de grande influência na política brasileira e por conta disso alguns assuntos não são pautados nos noticiários e quando são ganham distorções.

A Convivência com o Semiárido é um exemplo disso. Essa expressão não está presente nas reportagens que as emissoras fazem quando vem à região. A cultura da seca ainda é disseminada causando perplexidades nas demais regiões do país, a miséria toma conta dos noticiários, mas os fatores que causam esse cenário não são levados em consideração. Nem de longe se fala em tecnologias de captação de água, ou da criação de animais adaptados ao clima semiárido. Não se dá ênfase às formas de garantir a permanência dos povos em suas comunidades, tendo a possibilidade de ter uma vida saudável, utilizando recursos da própria região.

Debates como esses instigam a buscar formas de mostrar as potencialidades através da mídia, considerando que tem mais propriedade para falar da realidade quem a vivencia, e que por isso é preciso trabalhar o lado comunicador/a de cada pessoa, como ressalta o estudante da República Paulo Queiroz: “a formação foi boa, porque falamos como a grande mídia aborda nossa região semiárida. Devemos nos reconhecer enquanto comunicadores, repassando o aprendizado as comunidades e ocupando espaços na sociedade”.

Hoje se tem maior acesso a internet, uma ferramenta que pode ser utilizada para disseminar o jeito de viver das comunidades e povos, as crenças, formas de trabalho e cultura em geral. A comunicação é uma ferramenta de libertação ou alienação, dependendo de quem usa.


Texto: Ana Paula Martins e Eugenio Silva Souza
Foto: Ana Paula Martins
Edição: Comunicação Irpaa
 

 

 

< voltar    < principal    < mais notícias

Página:

Estudantes da República iniciam ciclo de formação em Comunicação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005