Comunicação
Ao longo de seus 25 anos, o Irpaa sempre valorizou a Comunicação. Nos últimos cinco anos, a entidade passou a investir mais no setor, ampliando o número de colaboradores e colaboradoras dedicados/as a esta tarefa, o que possibilitou uma maior estruturação do trabalho realizado, levando a tornar-se o quinto Eixo de atuação do Irpaa, um Eixo que é transversal aos demais. A missão maior deste Eixo é divulgar a proposta de Convivência com o Semiárido, contribuindo assim com a missão maior da instituição, que é trabalhar pela consolidação da mesma.
O trabalho da equipe de comunicação não pretende ser uma mera assessoria de imprensa. A partir de linhas de atuação, o Eixo se organiza para garantir ações de divulgação do trabalho do Irpaa, mas é também um importante canal de comunicação para tudo que diz respeito à Convivência com o Semiárido. O Irpaa vem fortalecendo-se também como referência na luta pela garantia do direito humano à comunicação, inclusive ocupando espaços regionais que encampam esta luta.
Uma equipe que conta atualmente com cinco comunicadores/as sociais é responsável direta pela execução do planejamento geral realizado a cada início de ano e detalhado/monitorado rotineiramente. Além de realizar um trabalho constante de manutenção das mídias institucionais, a equipe também se dedica ao contato com os meios de comunicação, a comunicação interna e à atividades voltadas para formação em comunicação com públicos diversos, além de representar o instituto em alguns espaços políticos permanentes e pontuais, a exemplo de fóruns, redes, eventos.
A partir disto, nosso objetivo principal é divulgar a proposta de Convivência com o Semiárido com vistas a contribuir com a consolidação da mesma. Dentre as atividades destacam-se a divulgação, registro, arquivamento, elaboração e distribuição de peças de comunicação e materiais para uso didático, especialmente para entidades parceiras, e formação.
Aos poucos, os meios de comunicação que divulgam nosso trabalho, tratam a proposta de Convivência com o Semiárido como uma saída para essa região. Por exercerem forte influência na sociedade em geral, estes veículos são importantes aliados no processo de transformação social e cultural, que o Semiárido Brasileiro precisa atravessar. O trabalho de assessoria de imprensa volta-se para a necessidade de provocar a reflexão dos conceitos e estereótipos comumente massificados pela mídia convencional. Partimos da lógica de que é preciso uma revisão conceitual da região, a partir da reavaliação de alguns estigmas produzidos pejorativamente e inoportunamente, em função da “seca” como fenômeno catastrófico ou dos grandes empreendimentos (que em sua maioria geram enormes impactos para os recursos naturais e a vida do povo) como única face do progresso para o Semiárido.
Também a nossa contribuição no aspecto da formação política tem sido uma das atividades constantes do Eixo. Participamos de redes e fóruns que tratam a comunicação como direito humano e nesse contexto buscamos pautar a necessidade da democratização da comunicação dentro do conjunto de elementos indispensáveis à consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.
Resumo de Atividades
O Eixo Comunicação do Irpaa colabora de diversas formas com a divulgação das ações da entidade. É tarefa deste Eixo transformar em notícias, a serem amplamente divulgadas, o conjunto de alternativas, tecnologias e ideias pertencentes à proposta de Convivência com o Semiárido, bem como zelar pela imagem institucional. Além disso, tem também a função de mobilizar os Meios de Comunicação de Massa para que possam divulgar as experiências e acontecimentos que fundamentam a proposta. Na perspectiva da mobilização social, contribui com a formação de diversos públicos, como estudantes, agricultores/as, comunicadores/as populares, entre outros, considerando a importância da comunicação na difusão da proposta de Convivência com o Semiárido.
Para além do trabalho diretamente voltado para a instituição, todo este trabalho realizado pelo Eixo estende-se também aos movimentos sociais e organizações parceiras quando se trata de assuntos e posicionamentos ligados aos princípios e missão do Irpaa. Deste modo, é comum acionarmos os meios de comunicação para cobertura de eventos e divulgação de pautas que não são específicas do Irpaa, mas relacionam-se com a proposta de Convivência com o Semiárido, a exemplo das questões ligadas ao Rio São Francisco, à questão fundiária, à organização popular de forma geral.
Ainda buscamos colaborar com a Comunicação Interna da entidade, o que é feito a partir da criação de alguns canais que proporcionem um maior fluxo de informações, as quais venham a facilitar o diálogo entre a própria equipe e o conhecimento do conjunto de atividades desempenhadas por todos os Eixos de atuação do Irpaa.
Veículos Institucionais
Hoje mantemos atualizada a página na Internet, um dos principais instrumentos de divulgação que possuímos. O mesmo é também um importante canal de interlocução com o público que se manifesta através do “Fale Conosco”. Ainda na Web, desde 2011, mantemos um perfil na rede social facebook, que tanto tem possibilitado expandir a difusão de nossas notícias, quanto ser mais uma forma de troca de informações com internautas, colaboradores e colaboradoras da entidade, parceiros, etc. Devido ao limite de amigos imposto pelo facebook, foi criada mais recentemente uma fan page, que já conta também com um grande números de curtidas.
No meio radiofônico, produzimos semanalmente o programa de Rádio “Viva Bem no Sertão”. Com duração de uma hora, este produto é gravado nas dependências da sede do Irpaa, em Juazeiro, e veiculado aos sábados (06:30h) na Rádio Juazeiro AM e em sete Rádios Comunitárias do Território Sertão do São Francisco, na Bahia.
Produção de Materiais
O registro visual das atividades promovidas pelo Irpaa, seja através de fotografias ou de vídeos, sempre foi uma ação constantemente desempenhada pelo Eixo Comunicação. Isso tem enriquecido muito nosso acervo de registros, o qual é organizado e arquivado em uma sala destinada para este fim.
Estas produções tem como objetivo maior prestar uma orientação pedagógica sobre as formas corretas de se produzir no Semiárido, através de métodos alternativos e sustentáveis, onde a compreensão sobre as especificidades do clima fundamenta essa prática que atinge não somente as famílias de agricultores/as da região, com também, agentes, educadores/as, lideranças comunitárias, gestores/as de políticas públicas, dentre outros atores sociais.
Como consequência tem-se a divulgação positiva da entidade e, principalmente, da proposta de Convivência com o Semiárido. Ao mostrar experiências e resultados positivos, formamos uma opinião junto à sociedade e de modo especial junto aos agentes responsáveis pelas políticas de desenvolvimento dessa região que, por sua vez, já começam a buscar formas de estabelecer parcerias a partir de projetos onde se constatam resultados significativos, os quais buscamos inclusive divulgar nos meios de comunicação.
Notícias
- 13.04.2018 Bonecos Mamulengos se apresentam no Salitre
- 27.03.2018 Canal Futura estreia nesta quarta (28) Série sobre Convivência com o Semiárido gravada no Sertão do São Francisco (BA)
- 14.03.2018 Milhares marcham pela democracia na abertura do Fórum Social Mundial
- 08.03.2018 Mulheres: as mais afetadas pelas reformas do governo golpista
- 18.12.2017 Conhecimento, orgulho e preparação para atuar em defesa da natureza: jovens de EFAs na Bahia, concluem curso de Educação Ambiental
- 05.12.2017 Jovens do campo participam de Projeto Piloto de formação em Comunicação através do Pró-Semiárido
- 01.11.2017 'Monitoramento da Propriedade da Mídia' mostra que o Brasil ocupa o último lugar em termos de pluralidade da informação
- 25.10.2017 Lei de Convivência com o Semiárido é regulamentada na Bahia
- 13.10.2017 FNDC promove semana para denunciar violações à liberdade de expressão
- 22.09.2017 Bahia regulamenta Lei de Convivência com o Semiárido
- 01.09.2017 Donas do Campo: protagonismo feminino no Semiárido baiano
- 31.08.2017 Combatendo as cercas e convivendo com o Semiárido
- 16.08.2017 Jovens participam de formação em Informática para atuar em Telecentros nas Comunidades rurais
- 10.07.2017 Começa hoje a 25ª Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido
- 14.02.2017 Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores participam de formação na área de comunicação
- 31.01.2017 Em Cansanção, no sertão baiano, juventude busca fortalecer comunicação popular
- 26.01.2017 Adolescentes e Jovens do Salitre participam de mais uma oficina de Comunicação Comunitária
- 16.01.2017 Experiência de agricultores/as de Juazeiro será destaque em televisão chinesa
- 16.12.2016 Identidade e luta social são destaques em CD a ser lançado pelo P1 Rappers neste sábado
- 07.11.2016 Estudantes da UNEB continuam resistindo contra a PEC de reajuste fiscal
- 31.10.2016 Estudantes debatem Mídia e Semiárido em VI encontro promovido por Irpaa e Uneb
- 13.08.2016 Experiências de Mídia Livre da Bahia fazem parte de Rede apresentada durante encontro esta semana em Salvador
- 21.05.2016 Jovens do projeto Carrapicho Virtual vão expor suas produções para as comunidades do Salitre
- 09.12.2015 Jornal Brasil de Fato Pernambuco será lançado no Vale do São Francisco
- 22.10.2015 Participantes do SemiáridoShow debatem Comunicação em minicurso
- 03.08.2015 Estudantes da República participam de oficina de comunicação
- 19.01.2015 Encontro discute comunicação popular e comunitária no Semiárido baiano
- 13.12.2014 Em reunião, Fórum de Comunicação do TSSF planeja ações para 2015
- 08.12.2014 História de dom Pedro Casaldáliga é retratada em filme
- 04.11.2014 Teoria e prática ajudam na formação de estudantes do Semiárido
- 03.11.2014 Estudantes da Uneb participaram de curso sobre comunicação para Convivência com o Semiárido
- 24.07.2014 Organizações promovem Intercâmbio entre comunicadores/as populares
- 19.05.2014 Comunicação é tema de Seminário durante o III ENA
- 15.05.2014 Acesso à Informação: o que o Semiárido tem a ver com isso?
- 12.05.2014 Projeto desperta crianças e adolescentes para a produção de comunicação comunitária
- 08.05.2014 Seminário debate Educomunicação no Sertão do São Francisco
- 14.04.2014 Fórum de Comunicação realiza oficina de rádio em Curaçá
- 10.04.2014 Estudantes da EFA de Sobradinho participam de oficina de comunicação
- 29.03.2014 Campanha contra o Trabalho Infantil terá como foco o Semiárido brasileiro
- 25.12.2013 Feliz Natal!
Resultados: 40 de 65