IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

X Feira Regional de Economia Popular e Solidária terá artesanatos, alimentos agroecológicos e muita música

X Feira Regional de Economia Popular e Solidária terá artesanatos, alimentos agroecológicos e muita música

Entre os dias 25 e 27 de julho, acontecerá na praça de eventos da cidade de Andorinha, a X Feira Regional de Economia Popular Solidária. O objetivo da Feira é mostrar experiências e produtos dos grupos culturais da região de Senhor do Bonfim e Monte Santo.

O evento envolve a formação e troca de experiências entre grupos produtivos solidários e agricultores/as familiares, além de ser um importante veículo de divulgação e comercialização dos seus produtos agroecológicos, livres de transgênicos, promovendo a autonomia e a autogestão dos empreendimentos solidários. É uma forma de comércio que envolve a partilha, cooperação, preservação do meio ambiente, geração de renda e bem estar dos/as trabalhadores e trabalhadoras.

Em sua 10ª edição, a Feira, que é promovida pelo Grupo Regional de Economia Popular Solidária (GREPS), quer disseminar entre as/os participantes práticas de economia popular, cujos princípios são baseados no respeito e preservação ao meio ambiente, autogestão, valorização do trabalho humano, troca solidária de produtos e comércio com preço justo.

A abertura oficial da X Feira Regional acontecerá às 19h, com uma mística seguida por apresentações culturais. No sábado (26), após o Café Solidário, as/os participantes participarão de oficinas formativas com os temas: Economia Solidária; Autogestão e Fundo Rotativo Solidário; Impactos da Mineração; Auto reconhecimento dos Fundos de Pastos e Educação no Campo. A tarde segue a exposição dos produtos seguindo de apresentações culturais e do cinema popular solidário. O último dia da Feira, domingo (27), inicia com uma alvorada e depois continua a exposição dos produtos até às 15h.

O circuito destas feiras regionais iniciou em 2003 com exposição de produtos fabricados por grupos produtivos solidários da região de Senhor do Bonfim, como doces, geléias e artesanato em geral, para fortalecer a produção e gerar rendas para esses/as trabalhadores/as. Cerca de 150 grupos produtivos das regiões de Cansanção e Bonfim integram o GREPS.

As cidades de Cansanção, Senhor do Bonfim, Itiúba, Campo Formoso, Ponto Novo, Jaguarari e Monte Santo, já sediaram o evento. Entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Estadual de Assentados e Acampados (CETA), Coordenação Regional da Agricultura Familiar (CAF), Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP), Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL) Escola Famílias Agrícolas de Monte Santo e Itiúba (EFAS), Pastoral da Juventude Rural (PJR), (CACTUS), Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Sociais e outros, que integram o GREPS, são os principais atores na realização das Feiras Regionais.


Texto e foto enviada pela Organização da Feira

 


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

X Feira Regional de Economia Popular e Solidária terá artesanatos, alimentos agroecológicos e muita música

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005