IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Parceiros do Irpaa na Alemanha conhecem ações de Convivência com o Semiárido

Parceiros do Irpaa na Alemanha conhecem ações de Convivência com o Semiárido

No inicio do mês de agosto o Irpaa recebeu a visita de três pessoas do grupo de solidariedade 'Konviventia' do decanato de Wolfsburg, na Alemanha. O objetivo é conhecer de perto as atividades voltadas para Convivência com o Semiárido desenvolvidas pelo Irpaa apartir de visitas nas comunidades e escolas rurais para perceber os resultados das ações na vida das famílias.

Até então o grupo conhecia o trabalho do Irpaa somente via relatos e fotos, devido as parcerias ao longo de 10 anos. Ao aproveitar as férias para viajar ao Brasil, durante duas semanas tiveram a oportunidade de conhecer o interior de Curaçá, Uauá, Canudos e Uauá conhecendo experiências e tecnologias implantadas, beneficiamento de produtos nativos, tecnologias apropriadas para armazenar água da chuva, criação apropriada à realidade da região, o valor e importância da caatinga em pé, dentre outros aspectos. Assim, compreenderam que a garantia e regularização da terra e território para as comunidades é fundamental para a implantação da Convivência com o Semiárido.

Para o grupo, ficou evidente também a necessidade de trabalhar as questões relativas à Convivência com o Semiárido nas escolas para que a criança e jovem possam aprender desde cedo o potencial da região. Nas visitas à áreas de cana de açúcar, projetos de irrigação, barragem de Sobradinho e obras da transposição do Rio São Francisco avaliaram que o verdadeiro desenvolvimento precisa ser sustentável para o meio ambiente e principalmente para as famílias e não somente para alguns poucos ganharem e a maioria perder muito, até mesmo a própria vida.

A história de Canudos e a visitação ao parque memorial de Canudos reforçou que é possível viver bem na região semiárida e com dignidade e que o problema não é o clima, mas o modelo baseado no Agribusiness com todas as consequências negativas trazidas para as populações locais.

Para sentir mais de perto algumas práticas de agricultura apropriada ao clima, o grupo participou de uma atividade de campo junto com as/os estudantes da República do Irpaa. Enquanto preparavam a terra para plantar mudas da Caatinga, as/os visitantes iam dialogando com as/os estudantes, conhecendo a vida deles e se “arriscando” a apreender palavras brasileiras,ao tempo em que o inverso também era feito pelos/as estudantes.

Parcerias

Ao longo dos 25 anos de atuação do Irpaa no Semiárido brasileiro, grupos e entidades de outros países vem apoiando as ações desenvolvidas em prol da luta pela melhoria de vida do povo desta região e da conservação do meio ambiente.


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Parceiros do Irpaa na Alemanha conhecem ações de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005