IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Uauá realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Convivência com o Semiárido

Uauá realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Convivência com o Semiárido

O município de Uauá prestou na manhã da última quarta-feira (10) uma homenagem aos 25 anos de atuação do Irpaa no município. A partir de requerimento do vereador Miroval Ribeiro (PT) foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores, momento em que contou com a participação do Irpaa e de representantes das comunidades rurais e de instituições parceiras locais.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, Jairo Rocha, e conduzida por Miroval, que iniciou apresentando a instituição e seus principais serviços prestados no município. Em seguida, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek, mencionou a diferença hoje percebida na qualidade de vida das pessoas no município, em especial nas comunidades rurais que abraçaram a proposta de desenvolvimento que considera elementar a preservação dos bens naturais e das culturas regionais. “Essa ideia da Convivência com o Semiárido aqui vingou”, disse Haroldo.

Além dos vereadores, fizeram uso da palavra lideranças das comunidades Fundo de Pasto, a exemplo de Cosme Dias, Lucineide Fernandes, José Alves; o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro; o representante da Comissão Nacional das Comunidades Fundo de Pasto, Valdivino Rodrigues; a primeira dama do município, Marlene Cardoso; a professora da Rede Municipal, Gorete Marques. Valdivino citou a comunidade de Lajes das Aroeiras como exemplo do reflexo positivo da ação voltada para a Convivência. Além disso, ele ressaltou que as ações do Irpaa tem ajudado a trazer melhorias significativas para o município de Uauá, destacando inclusive que “através do trabalho de orientação técnica muitos filhos de Uauá estão tendo a oportunidade de trabalhar aqui, sem sair”, pontuou.

Um dos representantes das comunidades Fundo de Pasto na mesa, Cosme Dias, relatou que antes da intervenção do Irpaa nos anos de 1990 com o ProCuc, as pessoas não imaginavam que as frutas nativas da Caatinga, a exemplo do umbu e do maracujá do mato, gerariam alimento e renda. E o vereador Jairo Rocha lembrou que “Uauá perdeu o título de capital do bode para ser a capital do umbu, graças a vocês”, referindo-se ao trabalho do Irpaa e da Coopercuc.

O despertar para a educação contextualizada também foi algo lembrado durante as falas. A professora Gorete Marques relatou como se deu os primeiros contatos com esta discussão no município, destacando que a proposta político pedagógica voltada para a realidade local hoje existente na região é resultado deste trabalho de provocação que a entidade vem fazendo ao longo dos anos, buscando sempre fortalecer as parcerias para que isto aconteça na prática cotidiana das escolas.


Celebrando a Convivência com o Semiárido

Em Uauá, o Irpaa atua hoje diretamente em 68 comunidades, beneficiando atualmente 700 famílias. Desde 2009, momento em que foi iniciado no município um projeto de implantação de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, foram implementadas um total de 309 tecnologias (barreiros trincheiras, cisternas calçadão e de enxurrada, Bombas populares, etc), o que significa 63,8 milhões de litros de água de chuva armazenadas para produção agrícola e animal. Em termos práticos, este quantitativo seria suficiente para manter 44 mil cabeças de caprinos durante uma média de oito meses de estiagem. 

Ao fazer uma apresentação detalhada da ação da entidade, o coordenador institucional do Irpaa, Tiago Pereira, explicou como está estruturada a entidade para garantir a atuação no Território Sertão do São Francisco, destacando como isso se dá no município de Uauá, onde existe um escritório de referência e uma equipe formada por 15 colaboradores/as.

Para o Coordenador Geral, Cícero Félix, Uauá é uma referência para o trabalho da instituição, o que contribui significativamente para a consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido, missão maior do trabalho do Irpaa. Cícero também disse que este momento de celebração deve ser compartilhado com sócios e sócias da entidade, muitos/as inclusive presentes na sessão e com a equipe de colaboradores/as da instituição, bastante empenhada e atuante.

As atividades de celebração dos 25 anos do Irpaa segue até abril de 2015, com uma programação que prevê sessões especiais nos demais municípios do Território, lançamento de publicações, exposição fotográfica, entrevistas nas emissoras de rádios, além de seminários e eventos festivos.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Uauá realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005