IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio anima agricultores/as a apostarem na proposta de Convivência com o Semiárido

Intercâmbio anima agricultores/as a apostarem na proposta de Convivência com o Semiárido

Agricultores e Agricultoras assessorados/as pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido - Arcas, com sede em Cícero Dantas, realizou nos dias 17 e 18 o Intercâmbio nos municípios de Canudos e Uauá. O encontro contou com a participação de 32 agricultoras/es das regiões de Euclides da Cunha e Banzaê, na Bahia.

Em Uauá, a atividade aconteceu no sítio de S. Alcides Peixinho, na comunidade de Ouricuri, onde as/os visitantes puderam conhecer as alternativas de Convivência com o Semiárido existentes na propriedade, como as tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, plantio de cactos, a exemplo do mandacaru, e o cultivo de frutas e verduras orgânicas. Além disso, foi um momento de compartilhar os diversos saberes do povo sertanejo.

Os agricultores e agricultoras ficaram maravilhados/as com a presença da vegetação nativa no sítio, resultado da conscientização e luta da família de S. Alcides, que destina uma área para preservação do meio ambiente. Além de utilizar o plantio de cactos para alimentar as criações de cabras, o agricultor diz que não compra ração para as criações, “tudo vem da Caatinga” afirma. Ele ainda pontua a necessidade de calcular a quantidade de terra e água antes de plantar: “tudo que eu faço eu calculo, tenho tudo na cabeça”, diz orgulhoso.

De acordo com Valeria Rodrigues Souza, animadora de campo da Arcas, o Intercâmbio é uma oportunidade de demonstrar que a partir de práticas adequadas para a região é possível ter a soberania alimentar e uma boa qualidade de vida. O comunicador popular da Arcas, Sandorval Carvalho, destaca a animação e o respeito dos/as agricultores/as em participar desse momento de partilha de saberes, sabores e cultura.

“È um orgulho tá no meio dessa comunidade aqui”, diz Uilson de Jesus Souza, agricultor de Euclides da Cunha, depois de conhecer o plantio de maracujá e as demais plantações do sítio. S. Uilson pontua que há vinte e dois anos trabalha com o plantio de hortaliças e verduras para comercializar na feira e que a partir do que aprendeu no Intercâmbio pretende cultivar melancia e maracujá na sua propriedade.

Os Intercâmbios tem sido atividades cada vez mais valorizadas pelas entidades que atuam com o fortalecimento da proposta de Convivência com o Semiárido. Ao ver na prática os resultados de famílias e comunidades que vivenciam este modelo sustentável de desenvolvimento, as/os visitantes se animam e acabam replicando ao retornarem para suas regiões.
 

Texto e Foto:Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio anima agricultores/as a apostarem na proposta de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005