IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Impactos ambientais tematiza mesa redonda no terceiro dia da Siepex

Impactos ambientais tematiza mesa redonda no terceiro dia da Siepex

O terceiro dia da Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) iniciou na manhã desta quarta-feira (24) reunindo estudantes do campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em torno do debate Impactos ambientais: ações do clima x ações antrópicas.

A mesa redonda foi mediada pela professora Maria Herbênia Cruz e contou com a importante contribuição dos palestrantes Mário de Miranda e José Alves de Siqueira, professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e Iêdo Bezerra, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Durante a palestra, Iêdo Bezerra falou sobre as questões ambientais no Brasil, destacando o semiárido, e alertou que o desmatamento do bioma caatinga tem contribuído de forma decisiva para que muitas espécies sejam extintas - “Diversas espécies estão migrando e desaparecendo, porque há uma destruição do habitat natural”.

A palestra contou com uma participação significativa dos estudantes das ciências agrárias do campus. “Através dessa palestra, apreendemos de que modo as ações do clima e do tempo interferem sobre a caatinga”, declarou a estudante de Engenharia Agronômica, Raine Lima.

A programação da manhã contou ainda com a apresentação cultural do cordelista Denis Santana e seguiu com a realização de minicursos, oficinas e a Feira de Ciência e Cultura.

Feira de ciência e cultura

Em mais um dia de exposição, a feira trouxe em seus sete estandes trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Engenharia Agronômica e pela comunidade circunvizinha, uma variedade de plantas nativas da região semiárida, produção de mel, frutas e produtos artísticos para comercialização feitos a partir do couro animal (bolsas, chaveiros, tiaras), da madeira (pequenos santuários) e da argila (vasos e ornamentos), além de artes em garrafas.

“A feira é importante porque está trazendo tanto a parte cultural como os experimentos dos alunos, e fala também da proposta agroecológica, onde defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente”, afirma o estudante de Engenharia Agronômica, Messias Almeida.

A Feira de Ciência e Cultura é coordenada pelo professor Rogério Bispo e está aberta para todos os públicos até sexta-feira (26), das 9 às 18 horas.

Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH e DTCS/Campus III/UNEB. Produção: Amanda Santos. Texto: Danilo Borges. Edição de texto: Sheila Gomes. Foto:Taíza Felisberto.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Impactos ambientais tematiza mesa redonda no terceiro dia da Siepex

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005