IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores/as da região do Araripe visitam o sertão do São Francisco

Agricultores/as da região do Araripe visitam o sertão do São Francisco

Um grupo de 30 agricultores e agricultoras da região da Chapada do Araripe, em Pernambuco, visitou o sertão baiano para conhecer as tecnologias difundidas pelo Irpaa. O Intercâmbio, realizado nesta semana, teve duração de três dias, marcado por visitas a instituições como Embrapa Semiárido, Escola Família Agrícola de Sobradinho e comunidades acompanhadas pelo Irpaa.

As/os participantes, contemplados com o P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas), iniciaram as visitas na Embrapa Semiárido no dia 23. No segundo dia, quarta-feira (24), as/os intercambistas foram até a cidade de Sobradinho, para conhecer a barragem hidrelétrica e também a história das famílias forçadas a abandonar suas casas para que a obra fosse realizada. Esta visita serviu para mostrar a importância da água para geração de energia, para a produção agrícola e também a importância de preservar o Rio São Francisco, para que as gerações futuras tenham acesso a esse bem.

Da barragem, o grupo seguiu até a Escola da Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), onde pôde conhecer o trabalho desenvolvido na instituição de ensino. A EFAS promove o ensino contextualizado para filhos de agricultores/as, em períodos de alternância, isto é, as/os estudantes passam 15 dias na escola e 15 no campo, onde colocam em prática os aprendizados teóricos.

A coordenadora de ensino da EFAS, Eliane Evangelista, é ex-estudante da escola e acredita que a visita das/os intercambistas é uma oportunidade para ambas as partes serem enriquecidas. “A gente trabalha em cima da educação contextualizada, fazendo uma interdisciplinaridade para que os alunos entendam o que é a Convivência com o Semiárido”. As/os agricultores/as também conheceram as tecnologias utilizadas pelos estudantes da escola para manejo da produção animal.

Trocando experiências

Pela tarde, as/os visitantes foram até a região do Salitre para conhecer os trabalhos realizados pelo agricultor José Barbosa de Souza Filho. Juntamente com sua esposa, ele desenvolve trabalhos assessorados pelo Irpaa, como produção de xarope de romã, cultivo de banana e limão, como também a criação de galinhas na sua roça, que é abastecida pelo barreiro trincheira e cisterna. “Quando eu decidi plantar minha produção aqui, me chamaram de louco. Hoje, quem não acreditou que podemos cultivar nessa terra do Salitre, vê o resultado de um trabalho bem feito” falou José Barbosa para as/os demais agricultores/as.

Para o coordenador do grupo visitante, o engenheiro agrônomo João Antônio Xavier, a visita é um momento para mostrar aos agricultores/as que viver no Semiárido é possível. “O objetivo desse Intercâmbio é que as/os agricultores/as possam vivenciar as experiências que têm lá e também conhecer novas tecnologias que são realizadas aqui na Bahia, para que eles possam ver as realidades de cada região”.

Intercâmbio

As/os visitantes são assessorados/as pela ONG Chapada, que buscou a parceria do Irpaa para aperfeiçoar o trabalho realizado nas comunidades na Chapada do Araripe. O grupo é originário das comunidades de Carretão, Sítio Baixa Bela e Três Matos.

O intercambista Luiz Henrique é filho de criador de animais no Sítio Baixa Bela, em Afrânio (PE). Ele veio representando a associação da sua comunidade, que atualmente vive apenas da criação de animais e pretende iniciar os trabalhos na agricultura familiar. “Lá eu pretendo falar sobre o manejo da água, de como economizar e saber usar da forma correta, como também utilizar as plantas adequadas para cada tipo de solo, porque a gente vê que no salitre o solo não é bom e mesmo assim há produção” finaliza.

O Intercâmbio encerrou na quinta-feira (25), com uma visita ao Centro de formação Dom José Rodrigues, onde o grupo participou da trilha ecológica e conheceu outras tecnologias desenvolvidas pelo Irpaa para conviver com o Semiárido.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores/as da região do Araripe visitam o sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005