IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Trabalho em defesa da Convivência com o Semiárido é apresentado em Sessão Especial no município de Sobradinho

Trabalho em defesa da Convivência com o Semiárido é apresentado em Sessão Especial no município de Sobradinho

Mais uma sessão especial foi realizada no Território Sertão do São Francisco para celebrar os 25 anos de trabalho do Irpaa em defesa da Convivência com o Semiárido. Desta vez, foi o município de Sobradinho que rendeu homenagem à instituição através de Sessão Especial na Câmara de Vereadores requerida pelo vereador Adilson Ribeiro.

A sessão foi aberta pelo representante do presidente da casa, o vereador Jarques Canturil, e contou também com a presença dos vereadores Wilson José (Nino), Francisco Canindé e Cícero Ronaldo, além do requerente da sessão. A convite do Irpaa, estiveram na mesa representantes das Comunidades Fundo de Pasto, Associações de Crédito Fundiário, Escola Família Agrícola – EFA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EBDA, Paróquia de Sobradinho, Colônia de Pescadores e Fetraf, além do presidente do Irpaa, Haroldo Schisteck, o vice-presidente Padre João Sena, o tesoureiro e sócio fundador Luiz Araújo, o atual Coordenador Geral, Cícero Félix e o ex-coordenador Ademilson da Rocha (Tiziu).

Ao destacar o papel do Irpaa para o município, o presidente da sessão disse que antes do Irpaa se falava na região em acabar com a seca e devido ao trabalho desenvolvido hoje se tem a consciência de que é preciso conviver com o clima. O padre João comparou o Irpaa com uma parteira, dizendo que a entidade desperta, dá a vida, mas são as comunidades que cuidam, dão continuidade ao trabalho de Convivência com o Semiárido. “O Irpaa sozinho nada faz, mas junto com nós, o Irpaa faz muita coisa”, externou Seu Heleno Bezerra, representante das comunidades Fundo de Pasto, relembrando que em 1992 participou de uma reunião realizada pela entidade no município embaixo de um pé de umburana.

Ao apresentar o histórico da entidade, Cícero Félix declarou que este também é um momento de prestação de contas. Na oportunidade foram mostrados dados referentes aos projetos executados pelo Irpaa em Sobradinho ao longo dos 25 anos de atuação, inclusive destacando que a primeira cisterna construída pela Articulação do Semiárido foi neste município, na comunidade de Lagoa Grande.

O vereador Adilson Ribeiro relatou sua experiência junto à equipe do Irpaa, um dos principais espaços que lhe deu embasamento político para hoje ocupar uma das cadeiras na Câmara de Sobradinho, e criticou a inércia da Casa Legislativa que não tem aprovado Projetos de Lei de sua autoria pautados na qualidade de vida das comunidades rurais. Após a sessão, todos/as presentes participaram de almoço coletivo.

Os municípios de Uauá e Pilão Arcado também realizaram sessões especiais em homenagem ao Irpaa e no próximo dia 19 a Câmara de vereadores de Juazeiro fará sua homenagem, ao tempo em que também irá conceder títulos de cidadãos/cidadã juazeirenses a membros da instituição.


Texto e foto: Comunicação IRPAA


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Trabalho em defesa da Convivência com o Semiárido é apresentado em Sessão Especial no município de Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005