IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Criação de Rede de Apicultores é pauta em capacitação para captura de abelhas

Criação de Rede de Apicultores é pauta em capacitação para captura de abelhas

 Conhecer a importância das abelhas, a introdução em apicultura e as técnicas com manejo adequado de captura desses animais, foram alguns dos objetivos da Capacitação Técnica em Captura de Abelhas, que aconteceu na última sexta- feira (13) , no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – Campus III da Uneb, em Juazeiro. O evento contou com a presença do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e Petrolina, estudantes, apicultores e demais pessoas da sociedade civil.

A ideia de organizar o evento surgiu após um extermínio de abelhas. De acordo com Lícia Regina Lopes, após presenciar esse ocorrido, escreveu um projeto sustentável em prol das abelhas, que resultou na capacitação. “O projeto introduz as técnicas de captura em áreas urbanas, especificamente em áreas urbanas, porquê? Como a gente tá no período de estiagem e consequentemente tem o desmatamento, as abelhas costumam migrar para área urbana, assim que chegam em uma árvore, telhado, a população liga para o bombeiro e pede para exterminar”, relata Lícia.

Para mudar essa realidade o curso pretende formar uma rede de apicultores para trabalhar em parceria com os bombeiros na captura das abelhas nas áreas urbanas. Os apicultores fazem a captura das abelhas e levam para seus apiários e o Corpo de bombeiros vai contribuir no isolamento do local, no apoio logístico. Além da captura, Enio Silva, um dos organizadores da Capacitação, pontua outro fator importante na formação da rede: “Promover o desenvolvimento de comunidades com apiários”, diz o Sargento.

Os apicultores presentes no evento se mostraram dispostos a contribuir com essa dinâmica de captura de abelhas em parceria com o Corpo de bombeiros e órgãos responsáveis. O agricultor Pedro Silva, do interior de Juazeiro, está começando a trabalhar com apicultura e enxerga nessa parceria a oportunidade de ter seu apiário. Além de participar de todo debate, os presentes no curso tiveram um momento de campo com a prática da captura das abelhas.

Em Juazeiro, estudantes do Codefas estão implementado projeto de plantar as flores que mais atraem as abelhas, a exemplo do girassol e hibisco. A estudante do primeiro ano, Tatiane dos Santos, comenta que esse projeto será apresentado no colégio e que sua participação no curso vai contribuir com mais conhecimentos e facilitar na apresentação da experiência.

Segundo Lícia esse curso vai ter um desdobramento, que será “um evento maior, usando essa equipe que organizou este evento... Para que assim, a gente possa ampliar essa discussão com os apicultores, com os órgãos ambientais, com a universidade, com as pessoas que tem interesse na área”, diz Lícia. Ela ainda ressalta que nesse novo momento de debate, haverá a divulgação de produtos beneficiados a partir de mel.

Texto e foto: Comunicação IRPAA


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Criação de Rede de Apicultores é pauta em capacitação para captura de abelhas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005