IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro homenageia 25 anos de atuação do Irpaa e concede títulos de cidadania a integrantes da instituição

Juazeiro homenageia 25 anos de atuação do Irpaa e concede títulos de cidadania a integrantes da instituição

Neste período de celebrações do aniversário do Irpaa, que culminará em abril de 2015, o município de Juazeiro foi mais um a prestar homenagem à instituição em uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (19). O Plenário da Casa Legislativa recebeu a equipe do Irpaa que atua em Juazeiro, representantes das comunidades rurais e de entidades como a Embrapa, Uneb, Secretaria de Educação, Colegiado Territorial, além de sócios da instituição e seis vereadores da Casa.

O evento foi uma proposição do vereador Tiano Félix (PT), que requereu também do município de Juazeiro a entrega de títulos de cidadania para Haroldo Schistek, presidente do Irpaa, Maria Oberhofer, coordenadora do Eixo Terra e Ademilson da Rocha (Tiziu), ex- coordenador geral. Haroldo e Maria são oriundos da Áustria e Alemanha, respectivamente, e estão no Brasil há mais de 20 anos. Tiziu é filho do município de Sobradinho e tem metade de sua vida ligada ao instituto.

Cada homenageado/a escolheu um amigo para apresentar sua biografia ao público antes de receber o título e em seguida fez seu pronunciamento. O desafio da mudança de paradigma do “Combate à Seca” para “Convivência com o Semiárido” foi um dos elementos trazidos por Haroldo Schistek em sua fala. Ele relatou de forma breve o cenário que encontrou quando chegou ao Brasil, mais precisamente nessa região, e destacou o papel do Irpaa enquanto instituição que se lançou para propor mudanças a partir da compreensão do clima.

Maria Oberhofer agradeceu o título destacando que nunca sofreu qualquer preconceito por ser estrangeira, porém lamentando que esta é uma realidade ainda latente para quem nasce aqui, principalmente povos tradicionais como indígenas e negros, que precisam lutar diariamente contra o racismo. Já Tiziu, ao agradecer a homenagem, lembrou o contexto da região no ano de seu nascimento, 1980, lembrando que muitas crianças que nasceram naquela época não sobreviveram devido a seca, realidade que hoje não se vê graças à proposta de Convivência com o Semiárido.

Representando as comunidades rurais na mesa de abertura, a presidente do Comitê de Associações da Massaroca, Josivane Santos, afirmou que “as pessoas aprenderam a conviverem como que tem, evitando o êxodo rural nas comunidades graças a esse belíssimo trabalho que o Irpaa já desenvolve e são essas estratégias de mudanças, de Convivência com o Semiárido, que a gente precisa dá continuidade”.

Políticas de Convivência com o Semiárido

Após a sessão de entrega dos títulos, foi instalada a sessão especial de homenagem ao Irpaa. O atual Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, apresentou o histórico e atuação da entidade, destacando as ações no município de Juazeiro. Além do acompanhamento direto a 980 famílias atualmente, totalizando 94 comunidades beneficiadas no município com projetos de implementação de tecnologias e assessoria técnica e política, o Irpaa mantém parcerias com organizações do município e participa ativamente dos Conselhos de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

A construção das diretrizes municipais para educação contextualizada e o projeto de uso do livro didático “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”, adotado pela Secretaria de Educação, tem sido uma importante parceria com o poder público municipal. Na oportunidade, Cícero provocou os parlamentares e o poder executivo, representado pelo vice-prefeito Francisco Oliveira, a emplacarem um Projeto de Lei voltado para a Educação Contextualizada, tomando por base as diretrizes que vêm sendo construídas através desta parceria.

Em sua fala, Tiziu aproveitou para ressaltar que toda esta caminhada tem como desafio agora a aprovação e implementação da Política de Convivência com o Semiárido, seja em âmbito federal, estadual ou municipal. Este foi também o apelo do vereador Tiano Félix em sua fala: “Eu acho que o município tem que ter uma presença maciça nessa construção, tem que ter um recorte também da sua posição no Semiárido, onde campo e cidade precisam construir essa relação”.

Juazeiro é o quarto município do Território Sertão do São Francisco a realizar a sessão especial. Até o mês de abril, os demais também farão homenagem à instituição pelos seus trabalhos prestados em todo Semiárido, em defesa do bem viver nesta região do país que é repleta de potencialidades.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro homenageia 25 anos de atuação do Irpaa e concede títulos de cidadania a integrantes da instituição

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005