IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário internacional na Embrapa

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário  internacional na Embrapa

Pesquisas, desenvolvimento territorial e principalmente balanços e perspectivas da agricultura familiar no Brasil, América Latina e Caribe, foram temas centrais do Seminário Internacional de Agricultura Familiar realizado nos dia 26 e 27 de novembro no Centro de Pesquisa da Embrapa, em Petrolina (PE). O evento, que contou com a participação de várias organizações públicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais, fez análises e discussões sobre a resolução do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que institui o ano de 2014 como ano internacional da agricultura familiar.

Palestras, exposições e painéis temáticos sobre o atual modelo, desafios e autoafirmação da agricultura familiar marcaram todo o encontro. Porém, as discussões presentes da Mesa Redonda denominada: Ano Internacional da Agricultura Familiar – Balanços e Perspectivas para o Fortalecimento da Agricultura e o Desenvolvimento Rural na América Latina e Caribe, foi um dos mais importantes do evento.

Esse momento contou com exposições dos representantes do Governo Brasileiro por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Embrapa, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e membros do Instituto Interamericano de Técnicas Agropecuárias da Argentina (ITA), Centro de Cooperação Internacional Pesquisa Agronômicas e Desenvolvimento Rural da França (CIRAD) e da Comunidade dos Estados Interamericanos e Caribenho (CELAC).


Perspectivas


Na apresentação das sínteses do encontro, o diretor do Centro de Pesquisa da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, elencou desafios a serem superados para melhor promover a agricultura familiar e que vão desde o acesso às políticas públicas territoriais, produção de conhecimentos, novos modelos de pesquisas e de práticas agroecológicas que podem melhor nortear a agricultura familiar na América Latina, Caribe e principalmente no Brasil.

Cícero Félix, Coordenador Geral do Irpaa e que ministrou um painel sobre politicas públicas para Agricultura Familiar com base na agroecologia, lembrou que o modelo de produção agrícola familiar precisa conquistar mais investimentos do governo brasileiro por ser também uma forma louvável de práticas de desenvolvimento sustentável que muito beneficia as pessoas e todos os seres que habitam a terra. Cícero lembrou também que as discussões neste tipo de evento contribuem para que os órgãos de pesquisa como a Embrapa, por exemplo, estreitem suas parcerias com as entidades da sociedade civil que promovem a agricultura familiar no Brasil com base, por exemplo, na agroecologia e na Convivência com o Semiárido.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Perspectivas para Agricultura Familiar estiveram em debate em Seminário internacional na Embrapa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005