IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio em Juazeiro reúne agricultores/as acompanhados/as pela Asamil

Intercâmbio em Juazeiro reúne agricultores/as acompanhados/as pela Asamil

A prática de intercâmbios e troca de experiências entre agricultores/as sertanejos/as e de organizações da sociedade civil de diferentes regiões do Nordeste tem, ultimamente, se intensificado e contribuído bastante para disseminar a ideia Convivência com o Semiárido. E um desses momentos onde agricultores/as discutiram as viabilidades da região, ocorreu no ultimo dia 11, no Centro de Formação do Irpaa durante a vista de um grupo acompanhado pela Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento de Nossa Senhora, Asamil, entidade que acompanha famílias rurais de diferentes municípios da Bahia, principalmente da região de Livramento, onde fica a sede desta organização.

Embora cansados/as da viagem e debaixo de um sol muito forte, o grupo formado por agricultores/as de Heliópolis, Ribeira do Pombal, Nova Soure e Olindina, na Bahia, que já vinha de uma visita à Embrapa Semiárido, demostrou muito interesse e disposição em conhecer o funcionamento das tecnologias de água de produção como Barreiro Trincheiro, Bomba D'água Popular e Cisterna-Calçadão em uso no centro de formação. Aliás, todos eles/as são contemplados/as com esse tipo de cisternas por meio de um Projeto do Banco do Nordeste e do BNDES e que está possibilitando a ampliação do cultivo de fruteiras e hortaliças nesses municípios. O Coordenador deste projeto e colaborador da Asamil, Mauro Macêdo, disse que um total de 300 famílias serão contempladas com a cisterna de produção até o final deste ano.
 
O Senhor Heraldo Messias, produtor do município de Heliópolis, comenta o quanto foi importante aprender novos manejos para irrigar suas fruteiras a partir do que viu no intercâmbio e comenta da importância desse tipo de encontro que tráz informações de interesse dos/das agricultores/as: ”que a gente traga mais gente, pra esse tipo de evento...e jovens para multiplicar essas experiencias para os outros”, diz o agricultor.
 
O Técnico do Irpaa que acompanhou o grupo, André Azevedo, também discutiu a questão da água no Semiárido, não somente a partir das tecnologias de armazenamento para produção, mas também como o problema da escassez e da distribuição estão associados às questões políticas e de gerenciamento. Uma realidade que começou a mudar graças também ao papel das organizações que viabilizam o abastecimento nas comunidades rurais por meio de programas sociais e de muita mobilização popular.
 
Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio em Juazeiro reúne agricultores/as acompanhados/as pela Asamil

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005