IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Primeiro dia 7º Festival do Umbu reuniu milhares de pessoas em Uauá

Primeiro dia 7º Festival do Umbu reuniu milhares de pessoas em Uauá

O 7º Festival do Umbu começou oficialmente nesta última sexta-feira (06) e reuniu milhares de pessoas, na Praça São João Batista, em Uauá. O evento realizado pela Cooperativa Agropecuária Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) atraiu membros do governo das esferas estadual e federal, agricultores familiares, associações e cooperativas de diversas regiões e população em geral que foram conferir esse evento tradicional que promove a economia solidária.

Durante o ato solene de abertura do Festival, algumas autoridades fizeram parte da mesa como os secretários Jerônimo Rodrigues, Secretaria de Desenvolvimento Rural, que veio representando o governador Rui Costa, Eugênio Spengler, Secretaria do Meio Ambiente, o deputado federal Afonso Florence (PT), representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em suas falas todos destacaram a importância e a grandiosidade do evento.

Adilson Ribeiro, presidente da Coopercuc, iniciou reconhecendo o empenho do governo nos últimos anos para o desenvolvimento da agricultura familiar “antigamente o agricultor era um flagelado da seca que recebia uma cesta básica. Hoje é o contrário, a gente é quem doa”. E deixou também uma demanda a ser resolvida que venha a facilitar a comercialização nas cooperativas da agricultura familiar. “Os empreendimentos da agricultura familiar poderiam ser incluídos no Simples Nacional. Essa é uma pauta para os deputados e governo”, declarou.

Após a abertura, os convidados da mesa visitaram a Feira da Economia Solidária que acontece no mesmo espaço, divulgando diversos empreendimentos produzidos por associações e cooperativas relacionadas à economia solidária produzidos em várias regiões do país e inclusive internacionais. A Cooperativa Sem Fronteiras, trabalha com o comércio justo atendendo organizações de diversos países auxiliando na exportação, participou do evento e realizou assembleia junto aos cooperados da Coopercuc e outros convidados.

Além da Feira, houve oficina para elaboração de produtos feitos com o umbu. Também aconteceu mesa redonda abordando temas como: cadeias produtivas, organização coletiva, educação contextualizada e outros. Momentos culturais também enriqueceram o primeiro dia do Festival. O mestre da cultura popular da Bahia, o Uauense “Mestre Cavachão”, fez a primeira apresentação do dia e arrancou aplausos de todos. Ao longo do dia no intervalo da programação grupos locais animaram os presentes. Á noite, a praça ficou lotada para o show de Maviel Melo e artistas da região. O Festival do Umbu segue até hoje (07) e a entrada é gratuita.

Ascom 7º Festival do Umbu
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Primeiro dia 7º Festival do Umbu reuniu milhares de pessoas em Uauá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005