IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Câmara de Vereadores de Canudos promove sessão em homenagem aos 25 anos do Irpaa

Câmara de Vereadores de Canudos promove sessão em homenagem aos 25 anos do Irpaa

As comemorações pela passagem dos 25 anos do Irpaa ocontecerão efetivamente no mês de abril. Mas, até lá, alguns municípios onde a instituição tem atuação direta, estão promovendo sessões especiais nas Câmaras de Vereadores para celebrar essa data. Foi o que aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 11, na cidade de Canudos, no sertão baiano.
 
Essa sessão que contou com a presença de quatro vereadores, além do presidente da Casa, vereador Gilson Cardoso, do Prefeito Geo Rabelo e do Padre José Alberto (Vigário da Paróquia de Canudos), agricultores/as beneficiados com as ações do Irpaa, tembém marcaram presença nessa sessão juntamente com os técnicos/as que desenvolvem seus trabalhos em diversas comunidades do município.
 
O presidente do Irpaa, Haroldo Shisteck e a Coordenadora Institucional, Lucineide Martins, fizerem exposições sobre o trabalho da entidade em Canudos e em municípios da região, principalmente, por meio de programas e projetos que possibilitam o acesso a água, a garantia da terra, e as formas de produção agropecuária apropriadas ao clima, proporcionando melhorias na produção familiar
 
Haroldo lembrou do inicio do trabalho da instituição em Canudos a partir das ações da igreja e das comunidades de base, que promoveram nos anos 90, as primeiras Romarias no município e, lembrou ainda da importância dos programas de Conivência com o Semiárido como CUC e Pro-Cuc, quem também desenvolveram um excelente trabalho em Curaçá e Uauá. Ações que hoje trazem muitas mudanças no jeito dos/das produtores/as planejaram sua produção familiar e, assim, obterem melhores resultados na alimentação e na renda, por exemplo. Segundo Haroldo, outras conquistas a exemplo da garantia da terra em tamanho ideal, do abastecimento de água de forma integral e de uma política pública de Convivência com o Semiárido, ainda precisam ser alcançadas para a fortalecer ainda mais a Proposta da Convivência.
 
Em sua exposição, Lucineide listou muitas ações que estão no essência do trabalho do Irpaa e que trouxeram bons resultados também para Canudos, como o trabalho da Educação Contextualizada e voltada para a realidade do sertão, o beneficiamento de frutas da Caatinga, e construções de tecnologias de acesso a água de beber e de produção. O trabalho de assessoria técnica e Extensão Rural, por meio do Projeto Ater, de acordo com Lucineide, também vem contribuído para as discussões e práticas de produção que trazem melhorias de vidas para às famílias do município.
 
O prefeito de Canudos, Geo Moreira, disse o quanto é importante fazer parceria com uma organização como Irpaa que, independente de quem seja o gestor público, esse trabalho, só traz benefícios para o povo. Palavras que foram reiteradas pelos vereadores nesse momento tão marcante para o Irpaa e para a cidade de Canudos.
 
Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Câmara de Vereadores de Canudos promove sessão em homenagem aos 25 anos do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005