IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

“Muita gente tem despertado para buscar uma vida melhor”, diz agricultor em sessão comemorativa ao aniversário do Irpaa

“Muita gente tem despertado para buscar uma vida melhor”, diz agricultor em sessão comemorativa  ao aniversário do Irpaa

“O Irpaa apenas motivou, quem vêm fazendo as transformações é a comunidade, são vocês os protagonistas dessa história”, foi a fala de vice-presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, o padre João Sena, durante a sessão especial em Curaçá, em comemoração aos 25 anos do Irpaa. A sessão aconteceu na manhã dessa segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores do município, com a participação da equipe do Irpaa, do poder público local, de representantes das comunidades rurais e instituições parceiras locais.

Os/as presentes puderam conhecer a partir da apresentação de Cícero Félix, Coordenador Geral do Irpaa, como o Instituto vem atuando no Território Sertão São Francisco e quais os projetos e programas estão sendo executado em Curaçá. Durante sua fala Cícero ressaltou a contribuição de Dom José Rodrigues e a importância do envolvimento de toda a comunidade na caminhada pela proposta de Convivência com o Semiárido. “A partir dos anos 80, depois dessa grande seca, Dom José Rodrigues e outras pessoas da equipe [do Irpaa] começaram a discutir sobre a possibilidade de organizar um grupo de pessoas, uma instituição, que pudessem, apresentar e criar junto com as comunidades soluções para os problemas provocados pelas grandes secas , nesse contexto nasce o Instituto”, pontua Cícero.

Para o agricultor Floriano Varjão, uma das contribuições do Irpaa é a disseminação de conhecimento, “a partir das conversas, das reuniões, da escola de agricultores que acontece todos os anos na roça do Irpaa, muita gente tem despertado para o conhecimento, e tem se apropriar desse conhecimento para buscar uma vida melhor”. Ele ainda comenta que um dos grandes debates defendido pelo o Irpaa é em relação às questões agrárias, da garantia o direito ao acesso a terra do povo do Semiárido.

Dando continuidade as falas, o vereador Teodomiro Mendes pontuou que o trabalho do Irpaa junto com as comunidades vem contribuindo no auto reconhecimento e resgate do povo sertanejo, “agora o sertanejo diz que não precisa sair da sua terra para viver”. A partir das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, da criação de animais apropriados para a região, da estocagem de alimentos, valorização do saber de cada agricultor e agricultora e entre outras alternativas defendidas e executadas pelas famílias acompanhada pela Instituição, têm se conquistado uma melhoria na qualidade de vida de famílias curaçaenes.

Ademilson da Rocha (Tiziu), ex-coordenador do Irpaa e primeiro técnico a atuar em Curaçá, relembra como foi a chegada da Instituição no município: “quando a gente começou o trabalho aqui em Curaçá tinham comunidades que era preciso fazer um esforço, para que as famílias acreditassem na proposta, acreditassem nas tecnologias, acreditassem que podiam fazer suco e doce do umbu, acreditassem que podiam se organizar e ser protagonista do processo... e hoje as pessoas brigam pelo trabalho do Irpaa”, pontua Tiziu. Hoje os/as agricultores e agricultoras não apenas acreditam na atuação do Irpaa, mas compartilham do sentimento de pertencimento de toda luta e conquistas da Instituição ao longo dos seus 25 anos.

A sessão faz parte das programações desenvolvidas em comemoração aos 25 anos do Irpaa, outras atividades serão realizadas até o mês de abril no Território Sertão São Frâncico.

Texto e Foto: Comunicação IRPAA

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

“Muita gente tem despertado para buscar uma vida melhor”, diz agricultor em sessão comemorativa ao aniversário do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005