IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa dá início a Semana de Celebração dos seus 25 anos de existência

Irpaa dá início a Semana de Celebração dos seus 25 anos de existência

Teve início na noite desta terça-feira (14) a Semana de Celebração dos 25 anos do Irpaa, evento que contou com a participação de mais de 300 pessoas vindas dos municípios onde o Irpaa atua desde a sua fundação e de organizações parceiras da instituição, tanto da sociedade civil quanto dos poderes públicos. Os/as agricultores e agricultoras, protagonistas desse aniversário, são maioria do público.

Inicialmente o público assistiu um vídeo produzido pela equipe de Comunicação do Irpaa, o qual procura contar a trajetória da instituição através de imagens e depoimentos de pessoas que fazem parte da história desde sua fundação. Em seguida, foi composta uma mesa com a participação do sócio fundador e atual presidente do Irpaa, Haroldo Schistek; o ex-Coordenador Geral, Ademilson da Rocha (Tiziu); o vice-prefeito de Juazeiro, Francisco Oliveira; a representante da Resab, Rosangela Castro; da Rede Sabor Natural do Sertão, Marilda dos Santos; da Rede Mulher, Margarida Ladislau; da Embrapa Semiárido, Sérgio Guilherme; da Frente Parlamentar pela Convivência com o Semiárido, vereador Tiano Félix; Articulação de Fundo e Fecho de Pasto, Cristiane Ribeiro; daVia Campesina, Paulo César/MST; da Cospe, Elionora Mingo e do Instituto Nacional do Semiárido, Aldrim Peres.

Em sua fala, Haroldo trouxe testemunhos que justificam o surgimento do Irpaa, destacando a observação do clima como o elemento central para o início da ação pedagógica que a instituição exerce até hoje. Cristiane Ribeiro, em nome das comunidades tradicionais, parabenizou o Irpaa pela ação transformadora que exerce no Semiárido, uma região viável. Já a entidade italiana Cospe, mencionou a importância das políticas públicas e a organização dos/as trabalhadores/as como conquistas que fazem parte da luta do Irpaa em defesa da Convivência com o Semiárido.

Após a mesa, as/os convidados/as prestigiaram o espetáculo de dança “Fuá na casa de Zé Mané”, do Corpo de Dança do Sesc (PE). A programação segue até o próximo sábado, dia 18, com diversos momentos de discussão, troca de experiências, intervenções artísticas, exposição e lançamento de materiais.

Participaram da solenidade de abertura, agricultores/as, parceiros/as, instituições como os Comitês de Associações de Massaroca, Pinhões e Salitre, Escola Família Agrícola de Sobradinho, Slow Food, Asa, STR's, Pastorais Sociais, Diocese de Floresta (PE), Mab, Univasf, Uneb, Instituto Federal de Educação, Superintendência de Agricultura Familiar e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, sócios e sócias do Irpaa, ex-colaboradores/as da instituição, ex e atuais estudantes da República, além de toda equipe da instituição que hoje conta com mais de cem pessoas.

Texto e Fotos: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa dá início a Semana de Celebração dos seus 25 anos de existência

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005