IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mini-cursos e ações lúdicas promovem troca de experiências para valorização da Convivência com o Semiárido

Mini-cursos e ações lúdicas promovem troca de experiências para valorização da Convivência com o Semiárido

Na manhã dessa quarta-feira (15), participantes da Semana de celebração dos 25 anos de trabalho de Convivência com o Semiárido, desenvolvido pelo Irpaa, participaram dos mini-cursos com as temáticas dos eixos norteadores da instituição, o momento aconteceu no Centro de Cultura de João Gilberto, em Juazeiro.

Os mini-cursos abordaram a importância de garantir o acesso ao tamanho apropriado da terra, a água, a educação contextualizada, a produção agroecológica apropriada para região e o direito à comunicação, como elementos fundamentais para conviver de forma digna no Semiárido. Os/as participantes interagiram dos debates trazendo as experiências vivenciadas no seu cotidiano.

Durante o mini-curso de Comunicação, o participante Aldrim Peres pontua que “a comunicação é um direito e não um negócio”. Para a estudante Gabriela Pereira dos Santos, do município de Jaguarari, esse momento de troca de conhecimento é muito enriquecedor: “eu não conhecia as temáticas apresentadas aqui, a questão do Fundo de Pasto chamou muito minha atenção”, diz a estudante.

O Agricultor Emiliano Alves dos Santos, morador do município de Pilão Arcado, comenta que as práticas de forragens abordadas no mini-curso da produção, é uma prática que ele já vem realizando em sua propriedade e que esse momento só veio a estimular mais ainda a criação de pequenos animais. Os mini-cursos foram trabalhados na dinâmica de carrossel, possibilitando que todos/as os presentes participassem dos debates dos cinco temas.

Formação com crianças


Simultaneamente com os mini-cursos, foi realizado um momento de atividades lúdicas para estudantes de quatro escolas municipais de Juazeiro: Escola Professora Maria de Lourdes, Escola Argemiro José da Cruz, Escola Professora Iracema Pereira da Paixão, Escola Professor José Pereira. As crianças e educadores/as assistiram teatro de bonecos, fizeram leituras de livros, dialogaram a respeito da educação contextualizada e da região do Semiárido, a partir de uma linguagem lúdica e teatral.

No momento das ações lúdicas de Convivência com o Semiárido também foi debatido a segurança alimentar, abordando os lanches e demais alimentos oferecidos para as crianças, um dos assuntos que mais chamou a atenção do estudante Vinicius Pereira. Além das intervenções teatrais do personagem Ignorantenaldo, apresentado por Antônio Ivo Rodrigues, colaborador do Irpaa. As ações lúdicas ainda contaram com a apresentação da orquestra dos estudantes da Escola Professora Maria de Lourdes.

Agricultores, agricultoras, parceiros/as como associações, escolas, Universidades, Asa, STR’ s, Pastorais Sociais, sócias e sócias do Irpaa, ex-colaboradores/as da instituição, estudantes da República, além de toda equipe da instituição estão participando das atividades em celebração aos 25 anos do Irpaa que vão até o dia 18.
 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mini-cursos e ações lúdicas promovem troca de experiências para valorização da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005