IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Partilha de experiências institucionais marca tarde do terceiro dia de Celebração dos 25 anos do Irpaa

Partilha de experiências institucionais marca tarde do terceiro dia de Celebração dos 25 anos do Irpaa

“A gente vem construindo em rede um conhecimento que é coletivo, um grande projeto de sociedade também”, diz Carlos Eduardo de Souza, representante do Sasop – Serviço de Assessoria a Organizações Populares, durante o painel “Experiências institucionais de Convivência com o Semiárido na prática”, parte do seminário durante a Semana de Celebração dos 25 anos do Irpaa. “Queremos construir o projeto popular de sociedade democrática”, complementa Luiz Claudio Mandela, representante da Cáritas Brasil.

A discussão, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) no Centro de Cultura João Gilberto, conta ainda com as experiências da Embrapa Semiárido, Universidade de Veneza – Itália, além do Irpaa. Foi evidente nas falas a eficiência das práticas de Convivência com o Semiárido, as quais vem sendo estimuladas pelas organizações da sociedade civil, vivenciadas pelas famílias, coumidades, associações, cooperativas e grupos e, em muitos casos, assumidas e transformadas em políticas públicas pelos governos nos últimos anos.

Experiências voltadas para o acesso a água, produção apropriada e educação contextualizada foram destaque na apresentação da Cáritas, Sasop e Irpaa, as quais, através de Luiz Claudio Mandela, Carlos Eduardo Sousa e Haroldoo Schistek, respectivamente, entidades que reconhecem que tudo isso deve está associado ao processo de construção da Política de Convivência. Para isso, apontaram que é necessário manter e fortalecer cada vez mais essa articulação em rede, não apenas entre as instituições, mas principalmente, entre as/os principais protagonistas do processo de rompimento do modelo de dominação que ainda prevalece. “Mais do que construir cisternas, metodologias, estas organizações tem o papel de reafirmar um projeto de sociedade”, pontuou Mandela.

A Embrapa Semiárido trouxe aspectos da valorização das potencialidades da região, uma ação de pesquisa que subsidia muito as ações destas entidades que se dedicam à defesa da Convivência com o Semiárido. O representante da Universidade de Viena tratou da Biodiversidade e Desenvolvimento local.

Nesta sexta (17) o seminário continua com apresentação de experiências de agricultores/as e lançamento de livro. A celebração continua até sábado (18), encerrando com show cultural com artistas da região na arena do Centro de Cultura João Gilberto.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Partilha de experiências institucionais marca tarde do terceiro dia de Celebração dos 25 anos do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005