IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Cultura popular é destaque na terceira noite de celebração dos 25 anos Irpaa

Cultura popular é destaque na terceira noite de celebração dos 25 anos Irpaa

Dança e capoeira foram as atrações da Feira de Sabores e Saberes da agricultura familiar, abrilhantando a terceira noite da celebração dos 25 anos do Irpaa. A tradição cultural presente na roda de Braço do Salitre, no Samba-de-Véio do Rodeadouro e no grupo de Capoeira Opará, contagiou todos/as os/as presentes no Centro João Gilberto.
O encontro de geração estava presente na apresentação do Samba-de-Véio, é esse encontro que Dona Ovídia Isabel de Sena, integrante do grupo, deseja manter vivo. “Essa tradição já vem do nosso antepassado, a gente não pode deixar morrer, esperamos que amanhã essa manifestação continue a partir desses jovens”, afirma a Ovídia.

Ádilea dos Santos, não apenas assistiu a apresentação, como caiu no samba e comentou que essas manifestações presentes na noite, são “culturas de resistências, é uma possibilidade que temos de reencontrar com a gente mesmo, com as partes perdidas da gente que ficou para trás... é modo de resgatar, reviver e transformar a tradição também”, diz a jovem.

Além das apresentações culturais, o público pode conhecer e comprar os diversos produtos expostos pelos agricultores e agricultoras do Território do Sertão São Francisco e da região Sudoeste da Bahia. Derivados do umbu, da mandioca, mel, frutas e legumes orgânicos e artesanato em tecido, madeira, etc, eram alguns dos produtos presentes nos estandes da feira. Para a expositora Patrícia de Oliveira, esse espaço é muito importante para a divulgação dos produtos, além de que permite uma resposta imediata dos/das visitantes.

Para a estudante Lúcia Santos, a diversidade de cores, sabores, cheiros e conhecimento são os elementos que enriquecem a feira e comprova como o Semiárido é um lugar viável. As apresentações culturais continuam no decorrer da semana de celebração dos 25 aos do Irpaa, que vai até o dia 18 de abril, com seminário, lançamento de livro e CD e demais atividades.
 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cultura popular é destaque na terceira noite de celebração dos 25 anos Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005