IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Implementação de Central de Cooperativas é discutida pela Rede Sabor Natural do Sertão

Implementação de Central de Cooperativas é discutida pela Rede Sabor Natural do Sertão

Aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues, entre os dias 14 e 15 de maio, o 12º Encontro da Rede Sabor Natural do Sertão (RSNS), que contou com a participação de lideranças de 20 empreendimentos da Agricultura Familiar, de articuladores/as do Irpaa e de representação do Governo do Estado da Bahia.

O evento é parte integrante de uma série de discussões que tem por objetivo a constituição da Central de Cooperativas de Agricultores Familiares no Território do Sertão do São Francisco, como também a oficialização jurídica da Rede Sabor Natural do Sertão. Segundo o representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Egnaldo Xavier, a intenção desse projeto que está sendo construído pela Rede Sabor Natural do Sertão é de estruturar as bases organizativas dos empreendimentos participantes, fortalecer as cooperativas existentes e as que serão criadas para compor uma Central de Cooperativas no Território. “Estamos buscando viabilizar ações estruturantes para a comercialização, produção e gestão dos empreendimentos dos agricultores familiares”, afirma o representante do Governo do Estado.

Para o Presidente da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josevan Santos, “embora sejamos pequenos, quando nos juntamos nos tornamos grandes, existe grandes oportunidades de mercado e o nosso objetivo é comercializar a produção das nossas famílias para que possam ter uma melhor qualidade de vida”.

O presidente da Cooperativa Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Adilson Ribeiro, afirma a importante participação da entidade desde a formulação da Rede Sabor Natural do Sertão e agora nessa fase de consolidação do processo de institucionalização da Rede. “Faremos o trabalho de ancorar juridicamente a viabilização de ações governamentais, atuando como entidade de referência, e também de contribuir na organização de outros grupos produtivos em outros municípios compartilhando todo nosso conhecimento e experiência de mercado e gestão de empreendimentos coletivos em prol da Rede Sabor Natural do Sertão”.

Paulo César, colaborador do Irpaa e um dos condutores do evento, pontua que a Rede possui empreendimentos que não fazem parte do Território do Sertão do São Francisco, entretanto, a efetivação desse trabalho, mesmo que com abrangência territorial, irá beneficiar todos os outros empreendimentos participantes, ainda que estejam localizados em outros territórios e no decorrer da consolidação desse projeto outras entidades também serão consultadas e contribuirão de forma efetiva.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Implementação de Central de Cooperativas é discutida pela Rede Sabor Natural do Sertão

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005