IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Técnicos/as do Irpaa participam de mais uma formação do projeto de Ater

Técnicos/as do Irpaa participam de mais uma formação do projeto de Ater


Dialogar, refletir, planejar e conhecer as experiências de Convivência com Semiárido vivenciadas por agricultoras/es familiares assessoradas/os pelo Irpaa, foram algumas das atividades realizadas durante o VII Encontro de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater). O Encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso, entre os dias 25 a 26 desse mês e contou com participação dos colaboradores/as dos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Sento Sé.


Apicultura, artesanato, caprinovinocutura, hortaliças, foram algumas das experiências socializadas pela equipe técnica. Organização comunitária, envolvimento dos/as jovens, a permanência dos/das agricultores/as em suas terras, também estiveram presentes nos relatos dos/as técnicos/as de Ater. O grande destaque foi a presença das mulheres como protagonistas das práticas de Convivência com o Semiárido.


Jailekson Santos Santana colaborador do Irpaa, com atuação no município de Pilão Arcado, evidenciou o envolvimento das famílias com o trabalho desenvolvido nas comunidades. “Não há Convivência com o Semiárido se a família não estiver envolvida de fato com a proposta”, conclui.

Durante as falas da equipe técnica, com base nos depoimentos de agricultores e agricultoras, os mesmos compreendem a Convivência a partir de um modelo de desenvolvimento sustentável, considerando as condições climáticas da região Semiárida, o direito as tecnologias sociais. Porém, é preciso despertar toda comunidade na luta pela garantia da terra em tamanho apropriado, água de qualidade, produção adaptada, educação contextualizada, elementos fundamentais na Convivência com o Semiárido.

‘’Trabalhar na perspectiva do debate da organização das comunidades, no debate da terra, tendo em vista que a terra é a base para uma vida digna nessa região... assegurar o acesso água de qualidade”, são os desafios pontuados por Tiago Pereira, Coordenador Institucional, para mais um ano de execução do Ater. Tiago ainda ressalta que processo formativo é uma prioridade para o Irpaa, principalmente para a equipe de assessoria técnica.

Após compartilhar as ações realizadas nos municípios, a equipe do Irpaa planejou os novos caminhos a serem trilhados na execução da segunda fase do Ater e suas contribuições na consolidação da Convivência com o Semiárido. As atividades de Ater são executada a partir do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Técnicos/as do Irpaa participam de mais uma formação do projeto de Ater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005