IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Organizações sociais de Juazeiro debatem leis e Política de Água

Organizações sociais de Juazeiro debatem leis e Política de Água

Diante dos debates que se intensificam a cada dia sobre o uso e gestão da água tanto na área urbana como na rural, o momento se torna muito oportuno para discutir também as leis que definem e regulam o uso das águas. Foi com base nessa ideia que algumas organizações sociais de Juazeiro realizaram nesta terça-feira (09), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Aliança, um importante momento de formação sobre a Politica de Água e Lei de Recursos Hídricos.
 
De imediato a temática suscitou discussões para a questão do seneamento básico, tema crucial para a população da sede e do interior de Juazeiro que sofrem com a ausência de serviços como abastecimento, destino e coleta de água e resíduos sólidos, lei esta que obriga estados e municípios a criarem mecanismos de controle e gestão da água, esgoto e coleta de lixo. Enquanto que a lei dos recursos hídricos deve garantiro consumo humano e animal especialmente em situações de crise de escassez, o que não está acontecendo atualmente.
 
A formação também serviu para estudar o Carta Documento elaborada durante a audiência pública que aconteceu no último dia 18 na Câmara de Vereadores de Juazeiro, com o tema: “Crise Hídrica: Falta Água ou Gestão?, importante momento onde representantes dos poderes públicos e sociedade civil apontaram propostas para a problemática da água em nossa região.
 
O colaborador do Irpaa, André Azevedo, facilitador do encontro, lembrou que o Plano de Saneamento de Juazeiro deve sim observar as necessidades de abastecimento e destino das água na zona rural, onde as pessoas já vivenciam experiências de aproveitamento da água da chuva como forma potencial de garantir o consumo e produção, destacando que o poder público precisa olhar melhor para essas experiências. As palavras de André foram reforçadas por seu Luiz Gonzaga da Silva, da União das Associações Ruais de Juazeiro (UARJ), que falou da importância das comunidades rurais estarem presentes nesse tipo de debate.
 
Aldenisse Souza, do Movimento Popular de Cidadania de Juazeiro lembrou que os pontos básicos das discussões sobre o saneamento, estão sendo levados para todos as organizações que fazem parte do Movimento para que em breve essa mesma discussão se transforme em propostas práticas a serem encaminhadas ao poder público municipal.
 
Além do Movimento Popular de Cidadania, do Irpaa, e da UARJ, participaram também da formação, estudantes de meio ambiente da Centro Educacional Territorial do Sertão do São Francisco (CETEP) e Sindicato do Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STR).

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Organizações sociais de Juazeiro debatem leis e Política de Água

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005