IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Sertão do São Francisco recebe primeiro Setaf do estado da Bahia

Sertão do São Francisco recebe primeiro Setaf do estado da Bahia

 Foi inaugurada nesta sexta-feira (19), em Juazeiro, no sertão da Bahia, a Unidade do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), que tem o objetivo de descentralizar e articular os programas, projetos e ações voltadas para a agricultura familiar e desenvolvimento rural. O evento contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia - SDR, prefeitos, vereadores e deputados do Território Sertão do São Francisco, universidades, organizações sociais como Asa, Fetraf, Fetag, associações comunitárias, agricultores/as.

O diretor executivo da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Wilson Dias, deu início à solenidade apresentando a estrutura da SDR para em seguida explicar o que é o Setaf, quais as prioridades e como irá funcionar o serviço. “Será nossa base de apoio nos Territórios”, disse Wilson, explicando que em cada Território de Identidade da Bahia será implantado um Setaf, os quais deverão atuar em parceria com as Unidades municipais (Semaf) que também contarão com equipes técnicas e estrutura física. O diretor da CAR destacou ainda que duas prioridades será a regularização fundiária e a Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater.

Em nome dos movimentos sociais, o representante da Asa, Cícero Félix, caracterizou o momento como “especial”, pontuando que se trata de uma conquista da sociedade civil proposta no Planejamento Participativo e acatada pelo governo. “Esse é um fruto das lutas das organizações, das articulações de toda sociedade civil, dialogando o tempo todo com os companheiros e companheiras que compõem o governo do Estado”. Cícero também ressaltou as expectativas acerca da construção da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, tendo o Setaf como um importante instrumento que deve ter total abertura para a sociedade: “Esse é um espaço onde os movimentos sociais devem ter voz”, defende.

A apresentação política do Setaf foi feita pelo secretário de desenvolvimento rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que trouxe o controle social como elemento presente nesta ação do governo. “Isso aqui não é uma casa do governo, é uma casa de políticas públicas”, afirmou. Ao reafirmar a importância da criação da SDR pelo atual governo do estado, Jerônimo foi enfático ao dizer que “esta secretaria tem lado, o lado do rural, da agricultura familiar, dos pequenos [...] o lado de uma agricultura limpa, da agroecologia, de uma agricultura sadia”.

Outras ações

Durante a solenidade de inauguração, foi assinado três convênios entre a SDR, CAR e as associações Vale do Paraíso e Tatauí, de Sobradinho, e Associação Lagoa do João Ferreira, de Uauá. Os convênios prevê a construção de agroindústria de beneficiamento nessas comunidades.

Em seguida foi anunciado por Jerônimo Rodrigues que em breve o Território será contemplado com o Pró-Semiárido, mais um programa do governo que irá beneficiar as comunidades rurais, se comprometendo a incluir os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, até então fora da área de abrangência do Programa.

Em Juazeiro, o Setaf fica situado no bairro Country Clube e irá ofertar o serviço de Ater, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos, implantação de infraestrutura rural, além de apoio para acesso ao mercado tradicional e institucional, implantação de agroindústrias familiares.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sertão do São Francisco recebe primeiro Setaf do estado da Bahia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005