IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cooperativa recebe consultoria da Codevasf para tratamento de água da chuva

Cooperativa recebe consultoria da Codevasf para tratamento de água da chuva

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) buscou a consultoria da Codevasf a partir da necessidade de comprovar, junto aos órgãos fiscalizadores, a qualidade da água usada no manejo e na fabricação dos artigos produzidos. De acordo com o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro dos Santos, a necessidade surgiu a partir das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de se ter água potável para a produção de alimentos. “Além de atender as exigências da Anvisa, a medida proporcionará um melhor aproveitamento da água da chuva, reduzindo assim o custo de produção, garantindo produtos de qualidade e produzidos com água potável”, comemora.

Uma equipe formada por analistas e técnicos da 6ª Superintendência Regional Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), está realizando uma ação a fim de assegurar água de qualidade para produção de alimentos. Nesse primeiro momento, a equipe técnica visitou as instalações da minifábrica com o objetivo de avaliar o espaço para possíveis adaptações a serem realizadas no prédio e nas cisternas já instaladas. Também foi realizada uma palestra para os técnicos responsáveis pela minifábrica, onde eles tiveram acesso às novas tecnologias de proteção sanitária e como utilizá-las corretamente. O analista em desenvolvimento regional da Codevasf em Juazeiro Joselito Menezes de Souza lembra que a ação está de acordo com o disposto no Plano Plurianual do governo federal, no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional. “A ideia é proporcionar um serviço de qualidade que valorize os produtos fabricados pela cooperativa. Estamos falando de produção de alimentos, que gera renda e eleva a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.

Localizada na comunidade de Serra Grande, no município de Curaçá, a minifábrica é a primeira, de um total de 20 pertencentes à Coopercuc, a receber a consultoria da Codevasf na operação dos dispositivos de proteção sanitária. “O próximo passo é avaliar os resultados alcançados, já pensando nas próximas instalações”, sinalizou o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Luciano Gomes da Rocha. “A expectativa é de que se possa realizar os ajustes necessários e validar esse kit de tratamento de água, com baixo custo de aquisição e de manutenção. Que possamos estender essa tecnologia em todos os empreendimentos da inclusão produtiva, ligados a pequenos produtores familiares, como a agricultura familiar, apicultura, piscicultura, fábricas de biscoitos, produtos a partir de mandioca, fruticultura, etc”, completou Rocha.

Coopercuc

Criada em 2004, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem doces e geleias a base de frutas nativas do sertão. Os produtos são comercializados em diversos mercados no Brasil e exportados para Itália, França e Áustria. A Coopercuc busca contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar com vista à produção ecológica, economicamente viável e socialmente justa e solidária. Tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares de Canudos, Uauá e Curaçá a partir da organização e comercialização da produção.


Texto e foto: Ascom 6ª SR Codevasf

Edição: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cooperativa recebe consultoria da Codevasf para tratamento de água da chuva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005