IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Experiência do Irpaa com o Plano Brasil Sem Miséria fará parte de estudo do MDS

Experiência do Irpaa com o Plano Brasil Sem Miséria fará parte de estudo do MDS


Um estudo desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS está buscando conhecer, registrar e disseminar experiências locais de inclusão produtiva no âmbito da sociedade civil e dos poderes públicos que implementam o Plano Brasil Sem Miséria – PBSM. O Irpaa foi umas das 12 experiências selecionadas em todo país, sendo uma das duas a serem documentadas no âmbito do Programa de Fomento às Atividades Rurais.

Para registrar a experiência, o instituto recebeu recentemente a visita da consultora Andrea Perotti, que tem a função de produzir relatórios acerca das experiências, “não apenas do ponto de vista das situações exemplares, mas essencialmente acerca das lições aprendidas, desafios e dificuldades enfrentadas, assim como conquistas e êxitos vivenciados pelo conjunto de atores institucionais e agentes políticos envolvidos com as iniciativas”, descreve a consultora contratada pelo MDS.

A iniciativa intitulada “Estudo qualitativo de práticas de inclusão produtiva, principais desafios e potencialidades para o conjunto das políticas de proteção social”, será difundida principalmente a partir da ação do World Without Poverty – WWP ou “Mundo Sem Pobreza”. O WWP é uma iniciativa do governo brasileiro em parceria com o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, destinada a registrar, de modo mais sistemático, informações acerca dos programas governamentais voltados à redução da pobreza, sobretudo no que diz respeito à aprendizagem e ao conhecimento gerado a partir de sua implementação, assim como também os resultados alcançados, com a finalidade de disseminar as experiências em nível nacional e internacional.

A partir de uma agenda de visitas em comunidades acompanhadas pelo Irpaa na região do Salitre, em Juazeiro (BA), a consultora pode constatar a experiência de famílias que, a partir do PBSM, vem investindo na criação de animais como galinhas, ovinos e no plantio de maracujá. Além disso, conversas com colaboradores/as da equipe do Irpaa também fizeram parte da agenda de atividades.

A experiência do Irpaa foi indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e, de acordo com Andrea Perotti, é uma experiência que pode ser disseminada e replicada. “O Irpaa tem sim muito a ensinar para o Brasil e para o mundo (…) eu visitei algumas experiências grandes (...), isso mostra a capacidade da instituição de atuar num cenário de realidades diversificadas e de possibilidades também diversificadas a partir do perfil de cada família”, avalia.

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Irpaa

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Experiência do Irpaa com o Plano Brasil Sem Miséria fará parte de estudo do MDS

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005