IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade de Campo Alegre de Lourdes promove Caravana Cultural

Comunidade de Campo Alegre de Lourdes promove Caravana Cultural

Foi uma noite diferente, onde o terreiro da casa recebia a luz do céu estrelado para a felicidade de todos e todas que assistiam as apresentações. Assim definiu o poeta e cantador Demis Santana, um dos artistas que se apresentou para a comunidade de Barreiro do Espinheiro na noite do último sábado (11), quando a população desta localidade de Campo Alegre de Lourdes, junto com a equipe do Irpaa, realizaram uma das mais movimentadas e animadas noites culturais.

O momento de integração contou com a participação de grupos de jovens artistas que apresentaram dança de reis, teatro, poesia, recital de cordel e quadrilha junina, para alegria, principalmente, de muitos idosos que demonstraram grande disposição em cantar e dançar durante esse momento único na comunidade. É importante lembrar que essa noite cultural serviu também para aproximar ainda mais a equipe do Irpaa que atua no município das famílias da região que são contempladas com projetos e ações da entidade.

Depois do momento de saudação inicial onde Seu Orlando e Dona Creuza, proprietários da casa que recebeu os artistas e a equipe do Irpaa, agradeceram a presença de todos/as. O Coordenador Institucional do Irpaa, Tiago Pereira, comentou a importância desse momento de integração entre as famílias de todas as comunidades do entorno, que se unem através da arte e da cultura, uma das maiores riquezas do povo do Semiárido.

Enquanto os artistas se revezavam nas apresentações, os/as poetas recitavam belos e divertidos “causos” e histórias típicas da cultura sertaneja. Um dos momentos mais divertidos da noite ficou por conta dos que disputavam o prêmio colocado no alto do “pau de sebo”, uma brincadeira que envolveu muitos/as jovens e adultos/as da Lagoa do Espinheiro.

A Banda “Cheirinho de Chiqueiro”, formada por estudantes da República e colaboradores/as do Irpaa, foi a atração mais esperada da noite. Com um reportório bastante original, os músicos da banda não economizaram na animação que contagiou a todos/as que caíram no forró até alta madrugada.

Para os artistas que fizeram as apresentações, para a equipe do Irpaa e principalmente para a comunidade, momentos culturais como esse trazem um sentido muito especial para as/os que acreditam que por meio da arte, a sabedoria, a cultura do povo e as riquezas do sertão impulsionam o povo a viver com alegria e dignidade em sua terra.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade de Campo Alegre de Lourdes promove Caravana Cultural

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005