IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres e jovens planejam atividades a serem desenvolvidas através de Ater voltada para Agroecologia

Mulheres e jovens planejam atividades a serem desenvolvidas através de Ater voltada para Agroecologia

Entre os dias 26 e 30 de agosto foram realizados nos municípios de Uauá, Curaçá, Sento Sé e Juazeiro, os Planejamentos Participativos com o público de mulheres e jovens beneficiários/as do Projeto “Promoção da Agricultura Familiar por meio da Ater agroecológica para o desenvolvimento rural sustentável no Território Sertão do São Francisco”. O objetivo principal foi a formulação de ações e estratégias para intervenção, tanto coletiva quanto individual, junto as famílias de agricultores e agricultoras no total de 24 comunidades rurais participantes do projeto.

Este projeto está sendo desenvolvido a partir de uma parceria entre o Serviço de Assessoria as Organizações Populares Rurais – Sasop e o Irpaa, organizações que atuam há 25 anos com a proposta da Agroecologia e Cidadania junto as comunidades rurais.

Os encontros tiveram início com um momento místico de acolhida e sensibilização dos/das participantes, utilizando o CD Belo Sertão, que reforça a proposta da Convivência com o Semiárido através da cultura musical. No município de Uauá, o cantor e compositor Cláudio Barris e o poeta Gildemar Sena apresentaram a cultura Uauense, através de músicas e literatura de cordel. Já em Sento Sé, um varal de fotografias chamou atenção do público, fazendo uma memória do projeto.

A primeira abordagem temática detalhou o significado de Ater - Assessoria Técnica e Extensão Rural, enquanto um direito dos/das cidadãos e cidadãs, a sua importância para o desenvolvimento local e sustentável do campo e porque deve ser embasada na proposta da Agroecologia e Convivência com o Semiárido. Através de trabalho em grupos foi utilizada a Matriz FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), adaptada ao planejamento e construída em reunião com os parceiros do projeto (Embrapa Semiárido, Núcleo Sertão Agroecológico da Univasf e IFsertão de Pernambuco).

As demandas foram apresentadas pelos jovens e mulheres, contemplando as que surgiram na etapa do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), realizado em cada comunidade pela equipe de colaboradores/as do Irpaa e associações comunitárias. Os grupos puderam interagir entre si, tirando dúvidas uns com os outros através da metodologia do carrossel.

O beneficiário Hilário Vieira (22 anos), da comunidade de Brandão, em Curaçá, diz que seu sonho é desenvolver um projeto com as/os jovens para que tenham um viveiro de mudas. "Pretendo buscar apoio da Univasf, Uneb, Embrapa e todos os parceiros que possam ajudar", planeja. Já a líder comunitária Socorro da Anunciação (23 anos), presidente da Associação de Caraíbas, avaliou que após a chegada do Irpaa em sua comunidade facilitou o trabalho de organização popular.

Entre as demandas solicitadas pelas comunidades destacam-se as hortas comunitárias, aumento das fontes de aguadas, beneficiamento de frutas, cursos sobre uso educativo da internet, atividades culturais, feiras, entre outros. Durante a atividade também foi fortalecida a importância do associativismo, com a participação de muitos jovens que representam cargos em suas associações comunitárias e também foi divulgado Edital da CAR - Bahia Produtiva, para seleção de projetos nas áreas socioambiental, apicultura e meliponicultura.


Texto e fotos: Diego Souza - Colaborador do IRPAA
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres e jovens planejam atividades a serem desenvolvidas através de Ater voltada para Agroecologia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005