IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Após 04 anos, as farinhadas começam a ser retomadas em Campo Alegre de Lourdes (BA)

Após 04 anos, as farinhadas começam a ser retomadas em Campo Alegre de Lourdes (BA)

As farinhadas são atividades que já fazem parte da cultura da maioria dos municípios do Semiárido brasileiro, porém em Campo Alegre de Lourdes , no sertão da Bahia, essa atividade havia sido quase extinta devido ao longo período de estiagem que dificultou o cultivo da mandioca pelos agricultores e agricultoras familiares.

De acordo com diagnóstico realizado pelo Irpaa através de projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater, que desde o ano passado vem sendo executado no município, foi possível perceber algumas mudanças no processo de produção familiar devido a irregularidade da chuva. Nos últimos cinco anos, os cultivos dos roçados sofreu bastante com o longo período de estiagem, porém nos últimos dois anos o cultivo da mandioca vem se recuperando e possibilitando o retorno das tradicionais farinhadas, fortalecendo e mantendo essa atividade que faz parte da história e da cultura do município de Campo Alegre de Lourdes.

Segundo Adilson Mendes Pedrosa, agricultor familiar da comunidade Lagoa do Baião, já fazia mais de cinco anos que ele não realizava mais uma farinhada devido a dificuldade no plantio e até mesmo para encontrar maniva (parte da planta da mandioca utilizada para o plantio/semente).

Seu Adilson é um dos beneficiários do Projeto de Ater executado pelo Irpaa no município através do Plano Brasil sem Miséria e comenta que ele e alguns agricultores da comunidade vem conseguindo retomar a atividade graças à adoção de algumas técnicas baseadas na proposta de Convivência com o Semiárido disseminada pelo Irpaa, o que inclui um melhor manejo da propriedade e do seu rebanho.

O serviço de Ater prestado pelo Irpaa no município atende diretamente 800 famílias, com o propósito de contribuir no fortalecimento da proposta de Convivência com o Semiárido, incentivando inclusive o acesso as políticas públicas; fomentos de atividades produtivas rurais; acesso à terra; gestão de água; fortalecimento da organização social.


Texto e fotos: Ivonaldo Rodrigues (colaborador do Irpaa em Campo Alegre de Lourdes)

Revisão: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Após 04 anos, as farinhadas começam a ser retomadas em Campo Alegre de Lourdes (BA)

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005