IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Bahia: Plano estadual de Segurança Alimentar e Nutricional garante fortalecimento da Convivência com o Semiárido

Bahia: Plano estadual de Segurança Alimentar e Nutricional garante fortalecimento da Convivência com o Semiárido

Desde o mês de agosto, a Bahia possui seu 1º Plano Estadual de Segurança Alimentar (Plansan) e Nutricional, cujo período de vigência será 2015-2019. O documento foi lançado ao final da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), realizada de 26 a 28 de agosto.

O Plano foi construído pelo Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), em articulação com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea-BA). A Convivência com o Semiárido está dentre os principais objetivos contidos no Plano, que engloba também o fortalecimento da agricultura familiar, da agroecologia e da economia solidária; redução do percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave; investimentos na educação alimentar e nutricional; e consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Dentre as práticas de Convivência com o Semiárido que devem ser consideradas nas ações que serão subsidiadas pelo documento, o estoque de água, sementes e alimentos e a assessoria técnica apropriada se destacam. “No campo, o objetivo central é aumentar a produção dos agricultores familiares, requalificando a assistência técnica, distribuindo equipamentos e insumos para a produção e agregando valor às cadeias produtivas, com foco na comercialização”, diz o texto do Plano quando se trata do fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com a Casa Civil da Bahia, o Plansan prevê um investimento total de mais de R$ 4,2 bilhões no estado, incluindo programas em diversas áreas, que buscam atender aos objetivos traçados. A intenção é garantir a implementação de ações que se voltem para a garantia do direito de todas as pessoas se alimentarem regularmente e de forma adequada sem pra isso precise abrir mão de outros direitos básicos.

Em 2014, o Brasil saiu do mapa mundial da fome e o Plasan aponta diversas diretrizes e prioridades, considerando a produção agroecológica e de base familiar, para assegurar “comida de verdade” a toda população.

Para a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar - Consea, Maria Emília Pacheco, o Plano é um avanço, principalmente porque reconhece o potencial de Biomas como a Caatinga e reforça a quebra do paradigma do Combate à Seca, pautando ações baseadas na proposta de Convivência com o Semiárido.

Além da bahia, os demais estados estão realizando diversas ações em preparação a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada em novembro, em Brasília.

Clique aqui para acessar o Plano.


Texto: Comunicação Irpaa (com informações do Casa Civil Bahia)
Imagem: Capa Plansan
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Bahia: Plano estadual de Segurança Alimentar e Nutricional garante fortalecimento da Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005