IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Etapas municipais das Conferências de Ater acontecem no Sertão do São Francisco

Etapas municipais das Conferências de Ater acontecem no Sertão do São Francisco

Os municípios do Território Sertão São Francisco estão realizando as conferências municipais de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, que ocorrerão até o mês de novembro. As conferências pretendem reunir representantes de organizações, movimentos sociais, agricultores e agricultoras, poder público para avaliar e elaborar proposta e estratégias na execução do programa nacional de Ater para a etapa Territorial que acontecerá em Juazeiro.

De acordo com Tiago Pereira, coordenador Institucional do Irpaa, “o que tá sendo avaliado nessa trajetória [do Ater] são todos os passos que foram dados a partir da perspectiva dos programas ou das políticas, seja no âmbito estadual ou nacional, do que foi incentivado, desenvolvido ao longo desses dez anos, na linha de contribuir no desenvolvimento sustentável, de contribuir na melhoria de vida das famílias que vivem no campo”.

Com o tema: “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, os debates e elaboração das proposições das conferências acontecem a partir de três eixos temáticos, sendo: Sistema nacional de Ater – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; Ater e políticas públicas para a agricultura familiar; Formação e construção de conhecimentos na Ater.

Primeiras Conferências

A primeira conferência aconteceu no último dia 30,  de forma integrada entre os municípios de Canudos e Uauá, no Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), no sertão baiano. Essa conferência  reuniu aproximadamente 70  pessoas, entre agricultores/as familiares beneficiados/as com o serviço de Ater, representantes de entidades da sociedade civil e do poder público, dos dois municípios.

Em Curaçá, cerca de 50 pessoas estiveram reunidos na última sexta-feira (02), na Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (Avapec), para discutir a execução de Ater no município e elaborar suas propostas . A próxima Conferência vai acontecer no dia 13 desse mês, em Casa Nova. Essas conferências estão sendo organizadas pela comissão estadual de organização, através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - Bahiater, delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável/CDRS e diversas entidades da organização civil, a exemplo do Irpaa.
 

Texto: Comunicação Irpaa/ Foto: Colaboradores do Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Etapas municipais das Conferências de Ater acontecem no Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005