IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cultura popular: um elo entre as gerações

Cultura popular: um elo entre as gerações

A comunidade de Lisboa, no interior de Remanso, foi palco para expressão da cultura regional por meio de apresentações artísticas da Caravana Cultural, que ocorreu na noite do último sábado (17), reunindo pessoas de diversas localidades da região, equipe do Irpaa e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso (STR).

Para dar início ao festejo, representantes de associações, agricultores/as e entidades sociais realizaram a saudação de abertura. Durantes as falas, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio de Lisboa e Arredores - APPRSLA, Glaudemir Souza, fez um resgate da memória da comunidade, pontuando as conquistas com o acesso às políticas públicas, a exemplo da garantia ao acesso a água, Assessoria Técnica, entre outras. Beronice Ferreira da Silva, conhecida como Beró, presidente do STR do município, pontuou a valorização do trabalho dos/das agricultores/as rurais e a importância da educação contextualizada nas escolas como instrumento de transformação. "A escola precisa trazer a realidade das crianças para a sala de aula", afirma Beronice.

A primeira atração da noite foi a Roda de São Gonçalo apresentada pela comunidade. No altar todo enfeitado e preparado exclusivamente para isso é colocado o santo, enquanto em duas filas mulheres carregam nas mãos o arco, enfeitados com flores de papel, e acompanham o passo do guiador durante a evolução da dança, ao som dos versos de louvor ao São Gonçalo, evidenciando o caráter religioso da tradição que vem sendo transmitida de geração a geração. Para manter viva essa cultura, as crianças também dançaram a última roda, uma oportunidade para aprender ou aperfeiçoar os passos.

A Banda “Cheirinho de Chiqueiro”, formada por estudantes da República e colaboradores/as do Irpaa, também foi a atração da noite, cantando músicas regionais de cunho social e revezando com recital de cordel e causos da cultura sertaneja. Músicos regionais deram continuidade a noite, contagiando os/as presentes a dançar forró até o dia amanhecer.

A noite cultural foi organizada pela APPRSLA e contou com apoio da STR de Remanso e do Irpaa, com o objetivo de “incentivar os jovens a participarem da cultura da região”, afirma Glaudemir Souza. A Caravana Cultural Itinerante é uma iniciativa do Irpaa, no intuito de levar e contribuir no resgate da cultura popular nas comunidades dos municípios do Território Sertão São Francisco. Para sua realização, a Caravana promove a junção de todos expressões artísticas, acreditando na arte como um agente de transformação. “A Caravana é momento místico”, pontua Felipe Silva, colaborador do Irpaa.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cultura popular: um elo entre as gerações

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005