IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Irpaa recebe visita de consultores do MDS

Irpaa recebe visita de consultores do MDS

Os consultores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Antonio e Liliam Barreto estiveram visitando a região de Juazeiro e Remanso para observarem o andamento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Na região de Juazeiro, o Irpaa é entidade gestora do programa. Na região de Remanso, o programa é executado pelo Serviço de Assessoria as Organizações Populares, Sasop.

Tanto o MDS assim como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (CODEVASF) são órgãos do Governo Federal que apóiam o P1+2 na região através de convênios celebrados junto a Articulação do Semiárido (ASA).

Em toda a região, o P+2 tem beneficiados milhares de famílias sertanejas com importantes fontes de água de chuva para produção de alimentos, principalmente através das construções das cisternas calçadão que possibilitam a irrigação canteiros de verduras, hortaliças e até fruteiras a partir da água destas cisternas. Outras fontes de água de produção como barragens subterrâneas e tanques de pedra também são construídas ou potencializadas pelo o programa em localidades que dão condições para implementação desses tipos de tecnologias.

Através da visita, os consultores que estão fazendo um levantamento avaliativo do programa, tiveram a oportunidade de conferir mais de perto o caráter produtivo do P1+2 a partir dos plantios desenvolvidos pelas famílias. Eles também avaliaram como as famílias executam formas de produção baseadas em orientações a exemplo do uso econômico da água e o cultivo orgânico de alimentos.

Liliam Barreto destacou em entrevista seu entusiasmo em ver o quanto o P1+2 integra as ações e práticas das famílias no aproveitamento da água ou na forma de produção com vistas à melhoria da alimentação e da renda, ou ainda, na perspectiva da preservação da caatinga. Para Liliam, essa integração só é possível porque a metodologia de implantação do programa está fundamentada na idéia da Convivência com o Semiárido como prática ligada à realidade dessas famílias.

De acordo com Liliam, o P1+2 é efetivamente um programa de política pública para a região porque leva resultados sociais concretos produzindo qualidade de vida para pessoas que mais precisam.


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa recebe visita de consultores do MDS

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005