IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias de Campo Formoso participam de Projeto de acesso à água para produção

Famílias de Campo Formoso participam de Projeto de acesso à água para produção

O projeto Mais Água tem contribuído para inserção de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva nas comunidades do Semiárido baiano, especificamente em regiões com dificuldade de acesso à água para a produção. O projeto, financiado pelo governo do estado a Bahia e pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, está sendo executado pelo Irpaa no município de Campo Formoso, beneficiando 188 famílias.

Nos períodos chuvosos, as famílias sertanejas tem facilidade de acesso à água. Todavia, meses após as chuvas, os mesmos problemas do ano anterior se repetem. Com a chegada das tecnologias é possível que haja uma maior captação e armazenamento de água para suprir as demandas das famílias nos meses de estiagem. As cisternas, o barreiro trincheira são exemplos que estão sendo implantados, garantindo água para os animais, como os caprinos, animais adaptados à região.

“Este projeto é importante, pois proporciona as famílias à produção nos períodos de estiagem. Será possível uma produção saudável, uma produção sem agrotóxicos, sem o uso excessivo do solo, sem o uso abusivo das águas”, afirmou Álvaro Luiz, colaborador do Irpaa e coordenador do Projeto Mais Água.
Em Campo Formoso, além das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, o projeto também prevê o beneficiamento de comunidades quilombolas e de fundo de pasto, sendo mais de 26 comunidades quilombolas, e em torno de 80 famílias contempladas no projeto. Atualmente o projeto está na fase de construção de barreiros trincheira, sendo que até o mês de novembro serão 40 unidades em funcionamento.

O projeto é divido em cinco etapas: a primeira é a de planejamento, na qual a comissão do projeto se reúne com representantes das comissões municipais para também promover uma capacitação sobre Convivência com o Semiárido. A segunda etapa é feita a seleção das famílias, conforme os critérios descritos abaixo. Em seguida, acontece a capacitação das famílias sobre Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa) e posteriormente também é feita a capacitação para a construção das tecnologias que serão implementadas nas comunidades. A quarta etapa é a construção das tecnologias. A partir daí, as famílias colocam em prática a aprendizagem sobre os manejos de Sistemas Simplificado para Manejo da Irrigação (Sisma). A última atividade é a avaliação do projeto com a participação da equipe técnica e beneficiários/as.

Critérios

Para a participação do projeto é necessário estar cadastrado no NIS (Número de Identificação Social) e ser enquadrado como uma família de baixa renda. Outro critério é ter acesso à água para beber, ou seja, já possuir cisterna de consumo (16 mil litros).

Texto: Comunicação Irpaa

Foto: Álvaro Luiz - Colaborador do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias de Campo Formoso participam de Projeto de acesso à água para produção

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005