IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Juazeiro sedia Conferência Territorial de Ater

Juazeiro sedia Conferência Territorial de Ater

A 2ª Conferência Territorial de Assessoria Técnica e Extensão Rural do Sertão do São Francisco começou na última quarta-feira (25) e vai até o dia de hoje, no espaço plural da Univasf, reunindo delegados/as do poder público e da sociedade civil dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Curaçá, Uauá e Canudos, que são contemplados com a execução do programa Ater.

Com o tema: Ater, Agroecologica e Alimentos Saudáveis, os/as participantes da conferência analisaram o contexto atual das políticas públicas de Assessoria Técnica para os/as agricultores/as, além de socializar as experiências de Ater no Território Sertão São Francisco, a partir das entidades que executam a programa na região: Sasop, Irpaa e Bahiater. De acordo com Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa, o tema da Conferência estimula a “refletir, principalmente no século XXI, qual o modelo de desenvolvimento que a gente quer construir, considerando que esse desenvolvimento posto é pautado na concentração de riquezas e concentração de terra e está fadado ao fracasso”, pontua.

O Coordenador da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da Superintendência Bahiater, Wallace de Aguiar Nascimento, afirma que o papel da Conferência é de ser um espaço de diálogo entre o governo e sociedade. “Ao invés daquela tradicional assistência técnica, onde já existe a receita de bolo pronta, hoje a comunidade que tá dizendo, é esse modelo de assistência que a gente quer”, enfatiza.

A comunidade evidenciou o modelo de assessoria apropriada a sua realidade e a necessidade de uma maior qualificação, ampliação e fortalecimento do programa, através das propostas elaboradas nas conferências municipais e validadas nessa etapa territorial. As propostas contemplam três eixos temáticos: I. Sistema Nacional de Ater - Fortalecimento institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; II Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; III. Formação e construção de conhecimentos na Ater.

As ações de Ater têm contribuído na qualidade de vida das famílias rurais e, segundo a agricultora Maria da Soledade Toletino, da comunidade de Santa Cruz, interior de Casa Nova- BA, para melhorar ainda mais essa contribuição à ação de Ater precisa ser continuada. “Aumentar mais as visitas dos técnicos nas comunidades, trabalhar com os jovens nas comunidades”, foram algumas das propostas da agricultora, que, junto com outras proposições serão defendidas por seis delegados/as (dois representantes do poder público e quatro representas da sociedade civil) na Conferência Estadual, no próximo ano.

A conferência é realizada pela comissão estadual através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - Bahiater, delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável/CDRS e diversas entidades da organização civil, a exemplo do Irpaa e do Sasop.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro sedia Conferência Territorial de Ater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005