IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Uneb de Juazeiro discutiu Decolonialidade e Territórios de Autonomia no V Workshop

Uneb de Juazeiro discutiu Decolonialidade e Territórios de Autonomia no V Workshop

Terminou nesta última sexta-feira (11) o V Workshop Nacional de Educação Contextualizada realizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro. O evento, realizado em conjunto com a 3ª Sessão Especial do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Contextualizada (NEPEC-SAB), contou com uma programação diversificada, alinhada à temática desta edição que foi voltada a Decolonialidade e Territórios de Autonomia.

Durante três dias, pesquisadores, estudantes e profissionais puderam participar das discussões e apresentar trabalhos sobre a educação contextualizada relacionados as linhas de pesquisa do PPGESA e do NEPEC.

Foram cerca de 110 artigos e resumos expandidos apresentados nos seis Grupos de Trabalhos e nas duas Sessões Coordenadas. As produções estão disponíveis no anais do evento e em janeiro de 2016, os trabalhos também estarão disponíveis na página http://ppgesa.uneb.br/.

O evento também sediou o 3º Encontro de Parceiros do Conviverde, que é um programa de redes ambientais criado para a construção do sistema do verde urbano e mobilidade sustentável na cidade de Juazeiro, desenvolvido por meio de um processo participativo de ações contextualizadas para a convivência com o Semiárido baiano.

As mesas redondas versaram sobre os eixos: Decolonialidade e Territórios de Autonomia; Letramentos e Tecnologias da Educação e Comunicação; e Povos Tradicionais e Territórios. A noite, os participantes ainda puderam conferir a programação cultural com apresentações de grupos de teatro, dança e música do Vale do São Francisco.

O coordenador do PPGESA e um dos coordenadores do evento, professor Dr. Edmerson dos Santos Reis, falou que o V Workshop e a 3ª Sessão Especial do NEPEC reafirmaram a importância das iniciativas de pesquisa e dos grupos que se organizam em torno do fortalecimento da Educação contextualizada para Convivência com o Semiárido, trazendo à tona a importância do papel desenvolvido pela academia no que se refere a aproximação daquilo que vem sendo construído enquanto saber acadêmico e os diversos segmentos da sociedade, principalmente a escola pública.

O V Workshop é uma realização do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), NEPEC e do Projeto Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada, com o apoio do DCH/Uneb, Conviverde, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC); Embrapa Semiárido; ONG Caatinga; SETAF e Pergamun.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica do evento 

Texto e Foto: Ascom do V Workshop EC-SAB

 

 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Uneb de Juazeiro discutiu Decolonialidade e Territórios de Autonomia no V Workshop

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005