IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Saneamento básico é estratégico para garantir a preservação do meio ambiente e saúde pública

Saneamento básico é estratégico para garantir a preservação do meio ambiente e saúde pública

Na manhã dessa última quarta-feira (2), a Associação Regional das Organizações do Semiárido Baiano (Umbuzeiro) realizou a assembleia da entidade na sede da Cactus, em Senhor do Bonfim - BA. Durante o encontrou ocorreu à discussão em relação saneamento básico, que é tema da Campanha da Fraternidade desse ano.

“Essa campanha da Fraternidade é uma força que vem para contribuir na nossa proposta de luta”, pontuo Cícero Félix, Coordenador Geral do Irpaa, facilitador do debate. Ele ainda destaca que a campanha é ecumênica e não apenas ligada a igreja católica. Para uma maior compreensão do tema da campanha: “Casa comum, nossa responsabilidade”, Cícero fez uma análise das primeiras lutas em prol do meio ambiente, destacando a importância da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, no processo de debate e conscientização dos problemas ambientais. Também foi realizada a reflexão de quanto o capitalismo é responsável pela exploração dos bens naturais presentes no mundo.

O Saneamento básico é importante na garantia da promoção e proteção da saúde da população. De acordo com o Padre Luiz Tonetto, da paróquia Nordestina, por ser uma ação que visa à prevenção de doenças, o debate do saneamento precisa está presente na “conversa com a comunidade, no encontro da fraternidade, na celebração dominical, tudo isso são oportunidades para debater esse assunto, debater com aqueles que não se interessam na problemática”. O padre ainda complementa afirmando que esse é o momento da sociedade pressionar o poder público na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O prazo para que o município elabore seu Plano Municipal de Saneamento Básico foi ampliando para dezembro de 2017. O município que não apresentar o plano, não vai receber recurso federal para investir no saneamento. “Cada comunidade precisar participar diretamente desse processo para poder contribuir nas ideias, nas discussões”, diz Clériston Oliveira, membro da Associação Umbuzeiro. Vale ressaltar que o saneamento básico não é apenas a coleta e o tratamento do esgoto. O abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento dos resíduos sólidos domésticos, também fazem parte do saneamento, como define a lei federal 11.445/07.
 

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Saneamento básico é estratégico para garantir a preservação do meio ambiente e saúde pública

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005