IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Semana da Água 2016 continua debatendo a crise hídrica

Semana da Água 2016 continua debatendo a crise hídrica

 Organizações da sociedade civil e governamentais do Território Sertão do São Francisco já definiram a temática e algumas atividades para a Semana da Água deste ano, com a finalidade de dar continuidade ao debate sobre questões ligadas à crise hídrica. Com o tema “Crise hídrica: a insegurança continua”, serão realizados seminários, audiências, encontros, dentre outras atividades nos municípios.

O dia 22 de março é celebrado mundialmente como o dia da água desde 1992. Em 2015, as discussões levantadas na Semana da Água se estenderam durante todo o ano, chamando atenção para a necessidade de discutir e buscar soluções para a gestão da água tanto no meio rural quanto nas cidades, em qualquer parte do país e não apenas nas regiões onde havia registros históricos de escassez ou mau uso.

Este ano a intenção é continuar refletindo sobre a crise hídrica que vem afetando a região e o Brasil há alguns anos e que ainda precisa ser debatida, uma vez que os problemas da escassez de água não acabaram depois das últimas chuvas. A necessidade de gestão da água, a preservação e revitalização do Rio São Francisco e o Saneamento Básico estão no centro dos debates na semana e dia mundial da água.

Em Juazeiro, no dia 22, será realizado um seminário aberto a ampla participação da sociedade. Na ocasião, as/os palestrantes irão apresentar as realidades nacionais e locais referentes a temática geral e aos sub temas trabalhados na Semana da Água. Nos demais municípios do Sertão do São Francisco, outras atividades estão sendo planejadas, com a participação de comunidades, associações, escolas e outros grupos sociais.

Jousivane dos Santos, do Comitê das Associações Rurais de Massaroca, destacou que é importante continuar fazendo a discussão sobre a água num diálogo necessário entre sociedade civil e governo. Além do Irpaa, estão participando da organização da Semana da Água 2016 o Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca, União das Associações de Vale do Salitre (UAVS), Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco, Articulação Popular São Francisco Vivo, Movimento Popular de Cidadania, Pastoral do Meio Ambiente de Curaçá, Comissão Pastoral da Terra – CPT e o Serviço de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado da Bahia.

Texto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Semana da Água 2016 continua debatendo a crise hídrica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005