IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Gestão de água da escola é tema de oficina na Escola Rural de Massaroca

Gestão de água da escola é tema de oficina na Escola Rural de Massaroca


Durante os dias 29 e 30 de março, a Escola Rural de Massaroca – Erum, situada na comunidade de Lagoinha, interior de Juazeiro (BA), recebeu a equipe do Irpaa para discutir a gestão de água da escola. A atividade envolveu estudantes, educadores/as, funcionários/as da escola e representantes da comunidade, que discutiram diversas temáticas relacionadas ao clima semiárido, as fontes de água apropriadas e a necessidade de sua preservação, dando ênfase a realidade vivenciada pela escola no tocante à gestão da água.

A preocupação com a gestão da água para uso da comunidade escolar vem motivando o Irpaa a conhecer experiências de escolas de diversos estados do Semiárido que adotam diferentes formas de acesso e manejo da água disponível (ou não) para os diversos usos no funcionamento da escola. Assim, neste ano de 2016, dez escolas nos estados da Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí e Alagoas irão sediar oficinas sobre o tema, nas quais é feito um diagnóstico acerca da situação de acesso e gestão da água na comunidade escolar, bem como um levantamento de proposições.

Na Erum, as/os participantes relataram o contexto de acesso à água na comunidade e na escola, apontando também como a temática é trabalhada a partir das áreas do conhecimento. A professora Joelma Santos cita o “estudo de realidade” - trabalho de pesquisa desenvolvido pela escola - como um dos momentos em que a escola mais discute a temática da água, inclusive confrontando o que está posto no livro didático com a realidade da comunidade. Porém, com relação ao uso da água da escola, a educadora ressalta que já é feito um trabalho de conscientização, contudo “deve ser amadurecido, porque como educadores somos fonte de conhecimento mas que esse conhecimento é preciso tá sendo amadurecido, mostrado, tá sendo vivido, porque eles [estudantes] é que são os sujeitos e fazem a boa ou má utilização dessa água”.

Atualmente, a escola funciona nos turnos matutino e noturno e conta com uma média de 150 pessoas entre estudantes e funcionários/as, consumindo algo em torno de 20 mil litros de água por mês abastecidos através de carro pipa. Erinalva Morgado, uma das merendeiras da Erum e também participante da oficina, destaca que esta preocupação não é nova, porém precisa ampliar a discussão com relação as fontes existentes e também o manejo, adotando práticas mais eficientes como a o aumento das calhas para captar água da chuva e a reutilização de água.

"A gente ver que a gente gasta água toda hora, a gente precisa da água toda hora, a gente tem que tá usando a água em tudo que a gente vai fazer e se a gente parar pra pensar essa água doce é pouca, apenas 1%", relata a estudante do 8º ano, Nicoli Duarte sobre o que aprendeu na oficina. "A gente tem que ter em mente que tem que preservar a água, principalmente quando vem da chuva", defende a estudante.

A oficina foi ministrada por colaboradores/as do Eixo Clima e Água e Eixo Educação do Irpaa que adotaram metodologias como debates, trabalhos de grupos, uso de textos, vídeos, etc. Ao final da oficina, a escola ficou com a tarefa de monitorar o uso da água para o funcionamento da escola durante um período para subsidiar posterior discussões e ações que garantam uma boa gestão da água da escola.

Texto e foto: Comunicação Ipaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Gestão de água da escola é tema de oficina na Escola Rural de Massaroca

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005