IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Na manhã desta sexta-feira (01), cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais dos diversos estados que compõem a Bacia do São Francisco saíram em caminhada da praça da catedral de Juazeiro (BA) até a Ilha do Fogo, na divisa com Petrolina (PE), onde permanecem até o próximo domingo (03). As/os ribeirinhos participam de um Congresso que traz como tema “Grito do Rio e seu Povo na busca do Bem Viver!”.

A abertura do Congresso foi um momento para chamar atenção da população local para a luta dos/das pescadores/as, o que não se desvincula da defesa do Rio São Francisco. Com discursos, faixas, gritos de ordem e música, as/os militantes expressaram suas angústias, reivindicações e conquistas. Para o pescador Geraldo Dias, de Casa Nova (BA), é importante receber aqui na região companheiros/as de outros estados que, segundo ele, estão sofrendo as mesmas dificuldades devido a degradação do rio. Segundo o pescador, que é conhecido como Geraldo Cari, o grito dos/das pescadores/as do Vale do São Francisco é pra que “acabasse com os agrotóxicos, acabasse com os esgotos que caem no nosso rio, acabasse com a baixa do Lago de Sobradinho, que tá tirando todo sustento nosso”.

O objetivo central do evento, segundo a Irmã Neusa Francisca, membro do CPP, é discutir os problemas, mas definir também “estratégias de encaminhamentos pra ver quais são as saídas que as comunidades pesqueiras organizadas podem buscar juntas buscando solução para os problemas que aqui estão sendo levantados”. A Irmã acompanha as/os pescadores no Alto São Francisco, a exemplo de Buritizeiro (MG), e relata que empreendimentos como mineradoras e hidrelétricas, além da ação de fazendeiros vem impactando a pesca artesanal e até expulsando estas comunidades tradicionais de seus territórios.

“Nós sabemos que tem um causador de tudo isso, é a ganância para ganhar muito dinheiro, isto não é justo, porque estão tirando do povo pobre, o povo de Deus, pra levar pros grandes, isso é injusto”, desabafa Geraldo Cari, reafirmando que o Congresso é um espaço para refletir essa realidade, bem como somar esforços na defesa da vida do Rio São Francisco. “Por acaso se acontecer a morte do Velho Chico, o que será do nosso país? Por isso a gente tá numa luta e é muito importante essa participação de todos os estados”, reforça.

O evento segue com mesas de discussão, ranchos temáticos, místicas, apresentações culturais. Diversas temáticas estão em debate, a exemplo da gestão e sustentabilidade da pesca artesanal, vazão ecológica e os grandes projetos no São Francisco, Revitalização proposta pelo governo X Revitalização Popular, Soberania Alimentar, Agroecologia, Mudanças Climáticas, Educação Contextualizada, etc. O encerramento acontece na manhã de domingo com apresentação de Síntese do Diagnóstico e das Perspectivas e com uma celebração final.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005