IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Escolas de Sergipe participam de oficina sobre a gestão de água da escola

Escolas de Sergipe participam de oficina sobre a gestão de água da escola

Refletir a respeito do acesso e gestão de água no ambiente escolar foram às temáticas centrais da Oficina que reuniu a Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro - comunidade Queimadas, Escola Municipal Maria Zilda Rezende – Assentamento Flor da Serra, Escola Municipal João Emídio - Povoado Rancho Velho, no interior de Sergipe, entre os dias 18 e 19 de abril. O encontro foi realizado pelo Eixo Clima e Água e Eixo Educação do Irpaa.

Durante a formação, professores/as, estudantes e representantes das comunidades debateram sobre as características climáticas do Semiárido, as fontes de acesso à água e como dialogar esses conteúdos no dia a dia da escola e de forma interdisciplinar, a partir das práticas pedagógicas da educação contextualizada. A maioria dos/das educadores/as pontuou que já realizam discussões acerca do tema água, porém de forma pontual e a partir da realidade mais global. “Depois da oficina, percebi que podemos utilizar a [temática] escassez de água e fontes de água da comunidade no decorrer do ano letivo, e não apenas durantes os projetos”, afirma a professora Janiclesia Rodrigues dos Santos.

O abastecimento de água das três escolas acontece semanalmente através do carro pipa. Essa água é utilizada para limpeza da escola, preparo da merenda e para beber. Na oficina, os/as participantes fizeram levantamento de qual era a necessidade de água para garantir um bom funcionamento da escola, considerando a quantidade de estudantes e demandas de uso da água.

Após esse diagnóstico, o professor da Nossa Senhora do Socorro, Anderson Clayton Carvalho, acredita que a escola não teria necessidade de receber água do carro pipa, pois a escola tem duas cisternas. “Eu acho que se a gente tivesse captado todo essa água que caiu da chuva, se as bicas tivessem funcionando direitinho, tudo conservado, a água que foi acumulada dava pra gente passar o ano tranquilo, mas a água aqui é mal utilizada, muitas vezes ela é desperdiçada”, afirmou.

O diagnóstico do uso da água na escola vai ser aprofundado a partir de um período maior de monitoramento e preenchimento de ficha pela escola, no intuito de subsidiar uma boa gestão de água da escola. Além disso, o resultado desse acompanhamento vai ser apresentado pelas escolas no Seminário Intermunicipal de Educação 2016, previsto para acontecer no mês de outubro em Juazeiro.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Escolas de Sergipe participam de oficina sobre a gestão de água da escola

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005