IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

 Nos dias 25 e 26 de Abril de 2016, aconteceu o 10º encontro de Ater com tema Avaliação final das ações de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater para famílias em situação de extrema pobreza desenvolvido pelo Irpaa e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA.

Para o Irpaa, a assessoria técnica faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas junto a estas famílias, que buscam promover qualidade de vida para os povos camponeses, através da inclusão sócio-produtiva, protagonismo juvenil, educação contextualizada, produção, beneficiamento e comercialização da produção de base familiar, serviços agropecuários e não agropecuários, qualificação acerca de questões fundiárias, captação e manejo da água da chuva, produção agropecuária agroecológica.

O encontro foi composto pela equipe do Irpaa que atuou por 2 anos acompanhando diretamente 2.800 famílias nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado. A partir de reuniões de avaliações finais realizadas nas comunidades, cada colaborador e colaboradora sistematizou os resultados, dificuldades, desafios, perspectivas e demandas das comunidades para próximas ações de Ater.

Durante o encontro a equipe pontou alguns resultados alçancados ao longo da execução do Ater, como a organização social das comunidades por meio do associativismo, avanços nas discussões sobre terra e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, conhecimento e acesso as políticas públicas, construção do conhecimentos com foco na Convivência com o Semiárido, o acesso a programas sociais, estruturação produtiva entre outros. Destacando os investimentos das famílias na estruturação de suas propriedades a partir do acesso ao fomento, através do MDS.

Como perspectivas para próximas ações foram destacadas a continuidade e universalização dos serviços de Ater, mais intercâmbios para troca de conhecimento, apoio na certificação das áreas auto identificadas como Fundo de Pasto e que os serviços de assessoria técnica se relacione com demais programas e políticas públicas voltados para o meio rural como: tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, fomento para estruturação produtiva, regularização fundiária e ambiental e crédito.

Avaliação final do encontro foi que as ações realizadas durante o projeto contribuíram significativamente para a consolidação da Convivência com o Semiárido, redução da pobreza extrema no sertão baiano, promovendo a inclusão de famílias que viviam excluídas do processo de desenvolvimento no meio rural.

Texto: Clérison Belém - Colaborador do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa finaliza mais um projeto de Ater no Território Sertão São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005