IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

O projeto “Carrapicho Virtual”, desenvolvido nas comunidades de Baraúna, Curral Novo, Alfavaca, Baraúna e Goiabeira, no Salitre, interior de Juazeiro (BA), proporcionou para aproximadamente 70 jovens oficinas de educomunicação, no intuito de estimular o senso crítico da juventude, o protagonismo juvenil e a valorização da região semiárida, através da produção de conteúdos midiáticos. Além disso, o projeto proporciona cinema ao ar livre para os/as moradores/as dessas comunidades.

As oficinas aconteceram durante os finais de semana desse mês de maio, onde os/as jovens produziram vídeos e matérias, abordando os problemas sociais e as riquezas culturais presentes nas suas comunidades. Essas produções serão apresentadas ao público amanhã (21), na comunidade do Junco (sede do distrito), a partir das 18h. O evento também contará com atrações culturais, como a grupo de rap P1 Rappers, grafite, teatro, com o objetivo de possibilitar o acesso à cultura e arte de qualidade aos moradores/as das comunidades rurais.

A culminância dessa fase do projeto também comemorará a criação da Rede de Educomunicadoras/es Carrapicho Virtual, que, segundo a idealizadora do projeto, a jornalista Érica Daiane Costa, se propõe a envolver as/os jovens “em uma experiência coletiva de valorização da realidade local como pauta central que deve ganhar o mundo através da internet, afirmando também a identidade de salitreiros e salitreiras”. Pensando no fortalecimento da rede, os/as jovens já têm agendado a primeira reunião de colaboradores/as do Carrapicho Virtual, junto com Érica e Charles Siqueira, coordenador da entidade madrinha do projeto, o Instituto Cultural Pólen. A reunião acontecerá no dia 28 desse mês na comunidade da Alfavaca.

A criação da rede pretende, através da educomunicação, despertar a juventude do Salitre para produzir conteúdos que ajude na transformação social, formando sujeitos críticos e que intervenham em suas realidades, utilizando as mídias e outras feoutros instrumentos de comunicação. A atividade é uma realização da BrazilFoundantion, Instituto Cultural Pólen e conta com o apoio da União das Associações do Vale Salitre – UAVS.

 

O quê: Socialização do projeto “Carrapicho Virtual”

Onde: Na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim - comunidade do Junco, Salitre

Quando: Sábado (21), ás 18 h

 

Texto: Agência Chocalho


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005