IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:

Notícias

Famílias de Trabalhadores/as sem terra ocupam a Codevasf em Juazeiro

Famílias de Trabalhadores/as sem terra ocupam a Codevasf em Juazeiro

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda feira (13) que centenas de famílias de trabalhadores/as sem terra ocupam o prédio da 6ª Superintendência da Codevasf em Juazeiro. Essas famílias acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Regional Norte da Bahia, vierem de vários assentamentos e acampamentos dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Campo Formoso e Sobradinho.

Um dos Coordenadores Regional do MST, Valmir Oliveira (Vavá), disse que a principal reivindicação das famílias, é que a Codevasf suspenda o pedido de reintegração de posse das áreas onde vivem cerca de 900 famílias nos acampamentos: Abril Vermelho, na região do Salitre e Irani de Sousa no interior de Casa Nova. Vavá lembrou que o Governo Federal, por meio da Codevasf prometeu assegurar a permanência das família rurais em vários áreas nos municípios da região norte da Bahia, dando-lhes estrutura, assistência e crédito. “Nós estamos esperando o cumprimento dessas promessas há mais de 12 anos, e o que a Codevasf está tentando é prejudicar ainda mais essas famílias com desassistidas há tanto tempo em nossa região”. Líder do MST espera que o Governo Federal sinalize para algo bem concreto nesse momento em que o movimento pretende fazer essa ocupação por tempo indeterminado, para de modo geral acelerar o processo de reforma agrária tão imperrado no país.

A agricultora Antonia de Melo, do Assentamento Vale da Conquista, em Sobradinho disse que as famílias não suportam tanto abandono e falta de compromisso do governo com a questão agrária no Brasil, uma vez que, os/as assentados/as da reforma agrária também produzem o alimento que chega a mesa do brasileiro, mas não recebem água, assistência e crédito como os empresários do agronegócio. “Isso é muito injusto para nós que somos olhados com desprezo pelo governo que não reconhece nosso trabalho que o nosso sustento e que faz o alimento brotar da terra,” desabafou a agricultora.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias de Trabalhadores/as sem terra ocupam a Codevasf em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório


Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005